Pular para o conteúdo

Fórmula 1 retorna à Globo em 2026, após cinco temporadas na Band

Informação foi anunciada nesta sexta-feira (11) pela emissora, que garantiu os direitos de transmissão da categoria até 2028

Globo voltará a exibir Fórmula 1 em 2026 - Reprodução / Instagram (@ge.globo)

Após um intervalo de cinco anos, a Fórmula 1 (F1) está de volta à Globo. A emissora anunciou, na tarde desta sexta-feira (11), que adquiriu os direitos de transmissão da principal categoria do automobilismo mundial, para o período de 2026 a 2028.

No comunicado, que foi divulgado nas redes sociais, a Globo informou que as corridas serão exibidas na TV aberta e também no canal por assinatura Sportv e nas plataformas digitais do grupo.

A TV Globo exibirá ao vivo, em sinal aberto, 15 Grandes Prêmios (GPs) por temporada. Os outros nove serão mostrados em horários alternativos. Equipes de reportagem do grupo farão a cobertura em todas as corridas.

Já o Sportv trará, ao vivo, não apenas as provas principais dos 24 GPS, mas também os treinos e corridas sprint. O conteúdo da F1 também estará disponível na plataforma de streaming Globoplay.

A Globo transmitiu a F1 por quase 40 anos, até 2020. Emissora de maior audiência do país, ela foi decisiva para consolidar a popularidade da categoria, sobretudo nas décadas de 1980 e 1990, quando Nelson Piquet e Ayrton Senna sagraram-se tricampeões do campeonato de pilotos.

Nos anos seguintes, mesmo não conquistando títulos, os brasileiros comemoraram pódios e vitórias com Rubens Barrichello e Felipe Massa.

A partir de 2021, a F1 passou a ser transmitida pela Band, que já havia exibido a competição no início da década de 1980.

Em 2024, porém, o canal quase perdeu os direitos de transmissão da categoria para este ano. A Liberty Media, detentora dos direitos comerciais da F1, alegava não haver recebido parte dos valores que deveriam ser repassados pela Band pela venda de cotas de patrocínio das transmissões.

Em meio a essa disputa, cresceram os rumores de que a F1 retornaria à Globo já na atual temporada, fato que não se concretizou

No fim das contas, Band e Liberty não chegaram a um acordo para antecipar o fim do contrato e, com isso, o negócio foi mantido até dezembro de 2025, data original do contrato.