A Fórmula 1 está observando cada vez mais o público feminino e a Geração Z ganhar espaço dentro de sua base de fãs. Uma pesquisa realizada pela categoria em parceria com a Motorsport Network apontou que esses dois grupos estão se aproximando da competição.
A pesquisa reuniu as respostas de mais de 100 mil fãs auto identificados e altamente engajados de 186 países ao redor do mundo. A partir disso, gerou um panorama detalhado do público que consome a principal categoria do automobilismo mundial.
Entre aqueles que responderam a pesquisa, 27% são da Geração Z, nascidos entre 1995 e 2010. Dentro deste grupo, um a cada dois indivíduos são mulheres.
O público feminino também foi um destaque, representando 25% dos entrevistados. O número é mais do que o dobro do registrado em 2017 (10%). A cada 4 novos fãs que participaram do estudo nesta edição, 3 são mulheres.
A presença das mulheres se destaca ainda mais entre os fãs da F1 Academy. A categoria feminina é seguida por 23% dos entrevistados e 42% das mulheres.
Patrocínios
A importância dos patrocinadores para a categoria, e vice-versa, foi destaque, já que 76% dos participantes disseram acreditar que as marcas melhoram a experiência proporcionada pela categoria.
Mais do que isso, 1 a cada três entrevistados se dizem mais propensos a considerar comprar produtos de patrocinadores da F1. Entre a Geração Z dos Estados Unidos a conexão é ainda mais intensa, com 39% seguindo esta tendência.
Conteúdo
A produção contínua de conteúdo se demonstrou essencial para suprir a necessidade dos fãs. Mais da metade dos entrevistados, 61%, interagem com conteúdos de F1 todos os dias, enquanto 34% se relacionam com a categoria algumas vezes por semana.
A criação de conteúdos para além dos finais de semana de Grande Prêmio também são responsáveis por atrair novos públicos, principalmente os mais jovens. As mídias sociais foram responsáveis por 12% dos novos fãs, enquanto 10% chegou à categoria através do “Drive to Survive”, série da Netflix.
A presença não se faz apenas pelo consumo do esporte em si, mas também em outras áreas. Para 59% dos fãs emergentes, moda e estilo são importantes para sua relação com a F1.
Estados Unidos
Os movimentos realizados pela Fórmula 1 nos últimos anos em busca de expandir a presença entre os fãs de automobilismo nos Estados Unidos parece estar gerando bons frutos.
Os EUA foram responsáveis pela maior parcela de entrevistados de um mesmo país na pesquisa. As Américas representam 26% dos fãs globais da Fórmula 1 segundo a pesquisa, atrás apenas da Europa, com 49%.
O país tem três corridas no calendário de 2025, em Miami, Austin e Las Vegas. Do público norte-americano que participou do estudo, 73% planejam participar de GPs no futuro.