A General Motors (GM) chegou a um acordo com a Fórmula 1 e será a 11ª equipe no grid da categoria a partir de 2026 com a marca GM/Cadillac.
“O comprometimento da General Motors e da Cadillac com este projeto é uma demonstração importante da evolução do nosso esporte. Estamos ansiosos para ver o progresso dessa aplicação, certos da colaboração e do apoio total de todas as partes envolvidas”, afirmou Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1.
As convesas haviam sido iniciadas no início de 2023, quando Michael Andretti anunciou um acordo da Andretti Global com a montadora norte-americana para a criação de uma equipe de Fórmula 1.
“É uma honra para a GM e a Cadillac se juntarem à principal categoria de corrida do mundo. Estamos comprometidos em competir com paixão e integridade para elevar o esporte para os fãs de corrida ao redor do mundo”
Mark Reuss, presidente da General Motors
“Este é um palco global para demonstrarmos a expertise em engenharia e a liderança tecnológica da GM em um nível totalmente novo”, acrescentou Reuss.
Drugovich
A entrada da GM//Cadillac na F1 pode ser um caminho para o brasileiro Felipe Drugovich, atualmente piloto reserva na Aston Martin, entrar no grid da categoria. O brasileiro possui relacionamento próximo com a montadora, pela qual disputou as 24 horas de Le Mans em junho e correrá as 24 horas de Daytona em 2025.
O movimento, porém, vai depender dos planos da nova equipe, que já anunciou que pretende ter ao menos um piloto norte-americano no time.
Evolução
Ao longo deste ano, segundo a direção da F1, a montadora atingiu marcos operacionais e deixou claro seu compromisso com a categoria. Pelo acordo, primeiramente a GM entrará como equipe e, posteriormente, será a fornecedora dos motores.
“Com os planos de crescimento contínuo da Fórmula 1 nos EUA, sempre acreditamos que receber uma marca norte-americana como a GM/Cadillac como equipe e a GM como futura fornecedora de motores poderia trazer valor e interesse adicionais ao esporte”, destacou Greg Maffei, CEO da Liberty Media, dona dos direitos comerciais da F1.
“Estamos animados para seguir em frente com o processo de inscrição para a equipe GM/Cadillac entrar no Campeonato em 2026”, acrescentou.