A Gerdau está patrocinando o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 pelo terceiro ano consecutivo em 2025. A produtora de aço vê a categoria como uma plataforma estratégica para dialogar com a sociedade sobre sustentabilidade e, ao mesmo tempo, estreitar laços comerciais com a indústria automotiva e outros clientes.
Nesta quinta-feira (6), às vésperas do primeiro dia do GP, a empresa realizou a inauguração de estruturas de aço no Autódromo de Interlagos. A Gerdau foi responsável pelo fornecimento do material, 100% reciclável, para reformas de estruturas como a plataforma de bandeirada e o pórtico do sinal de largada.
A escolha da empresa em se aproximar da Fórmula 1 parte de sua conexão com a indústria automotiva, um de seus maiores consumidores.
“Para a gente, foi natural nos aproximarmos desse mundo do automobilismo para poder reforçar alguns aspectos da marca e atributos do nosso modelo de negócio a partir dessa parceria”, disse Ana Paula Camargo, gerente de comunicação da Gerdau, à Máquina do Esporte.
Sustentabilidade
A sustentabilidade também está no centro da estratégia. De acordo com a Gerdau, cerca de 70% do aço que a empresa produz parte da reciclagem de sucata metálica. Com isso, a companhia emite metade da média global de gases de efeito estufa por tonelada de aço fabricado.
Esta característica foi exaltada por meio da parceria com o GP São Paulo de F1, já que as novas estruturas instaladas em Interlagos foram feitas em aço reciclável.
“Até pouco tempo a indústria não falava muito sobre essa origem do aço. Toda essa cadeia emprega mais de 1 milhão de pessoas. Você acaba conseguindo contar essa história ao trazer esse aço para ser aplicado aqui no autódromo”, avaliou a executiva.
“Nossas parcerias sempre trazem um propósito, uma narrativa por trás, para poder dar visibilidade justamente a essa história da reciclagem, tanto sob o aspecto ambiental quanto sob o aspecto humano”, prosseguiu.
A escolha das estruturas reformadas por meio da parceria também estão alinhadas com a estratégia. Tanto o pórtico do sinal de largada quanto a plataforma de bandeirada estão envolvidos com os momentos de maior euforia das corridas.
“Para nós, também é legal trazer a sustentabilidade e conectá-la com a emoção do brasileiro. Acho que não existe um brasileiro que não tenha na sua memória uma bandeirada histórica aqui [em Interlagos]. Então, também criamos essa conexão aqui com o público que está vendo”, apontou Ana Paula Camargo.
Plataforma de negócios
Considerado um evento premium e de alta procura, o GP São Paulo de Fórmula 1 também é utilizado pela Gerdau como uma oportunidade de fortalecer relações com clientes e outros personagens de interesse.
Neste ano, a empresa conta com um lounge próprio, que pode receber cerca de 30 convidados dentro do Grand Prix Club. O camarote oferece comida e bebida à vontade, visita aos boxes, acesso a uma série de ativações e visão privilegiada do circuito.
“Aqui, temos a possibilidade de estreitar o relacionamento com esse público, com nossos clientes. Esse é o diferencial do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1”, concluiu a gerente de comunicação da Gerdau.
