GP da Austrália de F1 faz homenagem a Ayrton Senna perto dos 30 anos da morte do piloto

Ayrton Senna foi homenageado durante o GP da Austrália de Fórmula 1 - Divulgação

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) promoveu uma surpresa para o público que acompanhou o GP da Austrália de Fórmula 1, em Melbourne, país em que Ayrton Senna conquistou sua 41ª e última vitória na categoria, em 1993.

Neste domingo (24), na mesma semana em que o tricampeão completaria 64 anos (no dia 21) e perto do marco de 30 anos da morte do brasileiro, um helicóptero com as cores do capacete usado por Senna sobrevoou o entorno do Circuito de Albert Park. Após a “Drivers Parade”, tradicional desfile dos pilotos em carro aberto antes da formação do grid, a aeronave surgiu no céu e percorreu o traçado da pista. Senna morreu no dia 1º de maio de 1994, durante o GP de San Marino, em Ímola.

A homenagem é a primeira da temporada feita pela F1 para celebrar os 30 anos de legado de Ayrton Senna. A ideia é que outras aconteçam durante 2024. 

A Senna Brands também promoverá uma série de ações, como eventos, exposições, parcerias e lançamentos em homenagem ao ídolo. Além disso, haverá também a estreia global da série documental em parceria com a Netflix.

Senna e o GP da Austrália

Na corrida em Adelaide, que ocorreu em 1993, Senna, de McLaren, venceu o francês Alain Prost, de Williams, conquistando a pole-position e liderando a prova praticamente do início ao fim.

A última vitória de Senna marcou também a despedida do maior rival das pistas. Antes da aposentadoria, durante as celebrações do pódio, em um gesto de respeito e espírito esportivo, Senna convidou Prost para subir ao degrau mais alto ao seu lado.

Dois anos antes, em 1991, também no circuito de Adelaide e já com o título da temporada nas mãos, Senna cravou a pole e segurou a liderança debaixo de muita chuva. Após 16 voltas e muitos acidentes, a prova foi interrompida, sendo considerada por 30 anos a corrida mais curta da Fórmula 1, até ser “ultrapassada” pelo GP da Bélgica de 2021.

Em toda sua carreira, Senna somou duas vitórias e é recordista de poles no antigo circuito de rua de Adelaide, com voltas mais rápidas em 1985 (estreia do circuito), 1988, 1989, 1990, 1991 e 1993.

Sair da versão mobile