TBT: As ativações do McDonald’s no GP São Paulo de Fórmula 1 2024

Méqui 1000, na Av. Paulista, em São Paulo (SP), foi totalmente repaginado com tema da Fórmula 1 - Divulgação / McDonald's

Em 2024, o McDonald’s se tornou patrocinador regional da Fórmula 1 para o mercado da América Latina e, com isso, garantiu o direito de vincular sua marca à principal categoria de automobilismo do planeta. Além de campanhas no digital voltadas para a região, a rede também pôde aproveitar os dois Grandes Prêmios que aconteceram em solo latino-americano neste ano para ativações.

O primeiro deles aconteceu na Cidade do México, entre os dias 25 e 27 de outubro, e o segundo, em São Paulo logo na semana seguinte no Autódromo de Interlagos, entre 1 e 3 de novembro.

“É um patrocínio que nos dá diversas propriedades, direitos e benefícios no território latino-americano. Isso inclui questões de exposição de marca, que é um ponto importante dentro do pacote oferecido, mas também a possibilidade de ativar essa marca de várias outras maneiras”, destacou David Grinberg, vice-presidente de comunicação da Arcos Dorados, responsável pela gestão da marca McDonald’s na América Latina e Caribe, em entrevista ao Maquinistas, o podcast da Máquina do Esporte.

Mais especificamente no circuito brasileiro, o McDonald’s apostou, principalmente, em endomarketing, ou seja, ativações para funcionários e franqueados da companhia, e em ações no Méqui 1000, restaurante conceito da rede localizado na Avenida Paulista, em São Paulo. Além disso, a marca também promoveu campanhas com influenciadores nas redes sociais e uma peça publicitária veiculada no digital e nos intervalos comerciais da TV.

“A gente está fazendo uma ativação externa e interna, privilegiando muita mais a questão interna. A gente usou muito esse ano como ferramentas de vendas. Nós fizemos campanhas internas de internas de incentivo de vendas em segmentos estratégicos em que a premiação era ter uma experiência em um Grande Prêmio de Fórmula 1”, disse David Grinberg em sua participação no Maquinistas.

O projeto ainda desenvolveu outros quatro filmes que foram exibidos exclusivamente em 18 países da região, como México, Panamá, Costa Rica, Colômbia, Chile e Argentina, entre outros. Já no território nacional, a campanha contou com a colaboração de influenciadores como Gabriela Rippi, Julia Rodrigues, Thiago Mansur, Gabriel Rocha, Carol Polita, Cassio Cortes e a dupla Guilherme e Otavio, do perfil Vai com Guio. Todos promoveram uma cobertura exclusiva direto do espaço do McDonald’s dentro de Interlagos.

Méqui 1000

O Méqui 1000, que representa a milésima unidade do McDonald’s no país, ganhou elementos que remetiam aos autódromos, como bandeiras, pista de corrida, backdrop com taça e capacete, pódio e até um carro, o mesmo utilizado na produção dos vídeos da campanha publicitária. Na área interna, as paredes foram adesivadas para trazer a cara da Fórmula 1 para dentro do ambiente, totalmente pensado para que os fãs possam fazer todo tipo de registro, inclusive com colaboradores vestindo uniformes especiais.

O Drive-Thru, por sua vez, simula a partida das provas de automobilismo, transformando em pilotos os clientes que optam por aproveitar a facilidade de fazer o pedido sem sair do carro. Todo o percurso do Drive traz pinturas com as curvas das pistas, grid de largada e até detalhes dos pit stops.

McDonald’s em Interlagos

A marca também preparou uma série de ativações para o fim de semana da prova no Autódromo de Interlagos, incluindo um estande interativo, área de descanso e distribuição de brindes personalizados.

Entre os destaques, o exclusivo Paddock do Méqui ofereceu uma experiência com ambiente climatizado e focado no conforto, com o intuito de que seja o lugar ideal para fazer um “pit stop” entre as diversas atrações que passaram pelo autódromo nos três dias de evento.

O acesso será reservado para quem faz parte do Meu Méqui, programa de fidelidade da marca. Além disso, os visitantes poderão sentir a adrenalina de um piloto de F1, participando de uma simulação de corrida em um simulador.

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