Os números e patrocínios do GP São Paulo de F1 2023

Cartaz do GP de SP F1

Imagem parcial do pôster oficial do GP de São Paulo de F1 2023 - Reprodução / Instagram (@gpbrasilf1)

No próximo fim de semana, todos os caminhos para os amantes dos esportes a motor levarão ao Autódromo de Interlagos. Maior e mais tradicional prova de automobilismo da América do Sul, o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 iniciará sua programação oficial na sexta-feira (3), com treinos livres da Fórmula 4, da Porsche GT3 Cup e da Porsche Carrera Cup.

A corrida de Fórmula 1 ocorrerá no domingo (5), a partir das 14h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela Band, na TV aberta, e o serviço de streaming F1 TV, distribuído com exclusividade pela Claro no Brasil.

Para esse dia, também estão programadas diversas atrações para o público, incluindo apresentação da Esquadrilha da Fumaça, show com o grupo Monobloco e ainda a cantora Ludmilla cantando o Hino Nacional.

No domingo (5), ainda haverá uma homenagem a Rubens Barrichello, pelos 30 anos da estreia do piloto na modalidade.

A edição deste ano do GP de São Paulo também será marcada pela estreia da marca suíça de relógios Rolex como detentora dos namings rights da prova, no lugar da Heineken. A marca de cerveja segue na prova, já que é uma das principais patrocinadoras da Fórmula 1, mas sem menção no nome oficial.

Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgados pela organização da prova, a edição do ano passado do GP de São Paulo injetou R$ 1,37 bilhão na economia da capital paulista, gerando R$ 206,4 milhões em tributos.

Em 2022, o evento atraiu 235.617 pessoas a Interlagos, sendo que 70,2% eram de fora da cidade de São Paulo (45,5% de outros estados e 4,6% do exterior). A presença de mulheres no autódromo passou de 20,7% em 2021, para 36,4% no ano passado.

Ainda em 2022, segundo os organizadores, o evento gerou US$ 448,6 milhões (R$ 2,26 bilhões, na cotação atual) em retorno de mídia para a cidade de São Paulo.

Confira a seguir algumas das ativações programadas por patrocinadores e parceiros oficiais da prova.

Embratel e infraestrutura

Além da Rolex com os naming rights, o GP de São Paulo de F1 conta com diversas outras grandes marcas parceiras. Uma delas é a Embratel, fornecedora oficial de telecomunicações e tecnologia da informação (TI) do evento.

A empresa integrará e habilitará o ecossistema digital da prova com suas soluções digitais e a tecnologia da Claro.

“Como líder no segmento corporativo e com ampla experiência no fornecimento de soluções para grandes eventos, estamos sempre buscando entregar o que há de mais inovador ao GP”, disse José Formoso, CEO da Embratel.

A Embratel levará wi-fi 6 para áreas estratégicas do evento (incluindo salas de imprensa e de fotos), com o objetivo de garantir maior eficiência, capacidade de conexão e densidade de dispositivos. Além disso, o público nas arquibancadas e demais áreas do autódromo contará com a rede 5G da Claro.

A Embratel também entregará soluções para a interconexão do autódromo a um data center, buscando viabilizar o tráfego ágil e estável do grande volume de dados envolvido.

Áreas consideradas estratégicas do autódromo terão sistemas integrados de voz, dados e internet para comunicação entre equipes e organizadores.

Claro e ingressos para clientes

A Claro, por meio da Embratel, disponibilizou centenas de ingressos do GP de São Paulo para serem resgatados no Claro Clube, programa de relacionamento da operadora.

Os ingressos são para o treino livre (sexta-feira), a sprint race (sábado) e para a corrida principal (domingo) e garantem entrada na Arquibancada R, com visão privilegiada do Autódromo de Interlagos e do “S do Senna”. Os clientes que resgatarem o benefício terão direito a um transfer exclusivo para o autódromo.

A Claro também realiza uma oferta de pontos para seus clientes, que concorrem a um capacete autografado por Enzo Fittipaldi, piloto patrocinado pela operadora.

A Arquibancada R ainda contará com uma distribuição de brindes e com um “Palco Claro”, onde se apresentarão DJs e bandas de pagode e MPB.

“Nós trabalhamos para que nossos clientes tenham a melhor conexão com a nossa marca e que possam compartilhar os seus momentos de emoção e diversão na velocidade da nossa internet”, afirmou Ane Lopes, diretora de marketing, branding e comunicação da Claro.

A operadora levará para sua loja física, no Shopping SP Market (localizado próximo ao autódromo), um simulador de automobilismo para que os clientes possam sentir a emoção de pilotar em altas velocidades no circuito de Interlagos.

Já a loja do Shopping Morumbi estará tematizada com automobilismo e terá ação interativa com teste de agilidade.

Vale destacar ainda que, além da parceria com o GP de São Paulo, a Claro também é patrocinadora da escuderia Red Bull Racing, que tem os pilotos Sergio Pérez e Max Verstappen, este já consagrado como campeão da temporada.

O setor da Heineken

Apesar de não possuir mais os naming rights do GP de São Paulo, a Heineken marcará presença no evento por mais um ano consecutivo.

A cervejaria holandesa decidiu reeditar seu Heineken Village, espaço de 30 mil metros quadrados em formato de estrela (principal símbolo da marca), que permitirá aos visitantes acompanharem a prova a 30 metros da pista.

A área premium, localizada dentro da estrela, contará com alimentação finger food e open bar com Heineken inclusa. O Heineken Village terá ainda shows musicais, DJs e lojas com produtos oficiais da F1.

Marcas parceiras

A lista das marcas parceiras do GP de São Paulo de Fórmula 1 2023 ainda inclui Rolex (naming rights) e os seguintes patrocinadores oficiais: Porto Seguro Bank, Mubadala, Claro e Raízen.

Entre os apoiadores do evento estão Sancta Maggiore (do Grupo Prevent Senior, com o serviço médico oficial), Gerdau (fornecedora de aço) e Embratel (telecomunicações e TI).

Fazem parte ainda da relação de fornecedores a Puma (empresa de materiais esportivos que lançou recentemente uma camisa do Palmeiras desenhada pelo técnico Abel Ferreira e inspirada no automobilismo), A9 (água mineral), SegurPro (segurança) e JCB (manipuladores telescópicos).

Essas marcas estarão presentes no Autódromo de Interlagos na sexta-feira (3); sábado (4), quando ocorrerão a prova sprint da Fórmula 1 e as corridas de Fórmula 4, Porsche GT3 e Porsche Carrera Cup, além da homenagem ao tricampeão mundial Ayrton Senna, falecido em 1994, pelos 30 anos de sua última vitória no Brasil; e domingo (5), com estandes e ativações para o público.

Na área de sustentabilidade, a Lwart Soluções Ambientais ficará responsável, mais uma vez, pela coleta do óleo lubrificante usado nos carros, que será depois encaminhado para reciclagem. Para este ano, a meta do GP de São Paulo é ultrapassar o índice de 100% de neutralização de gases do efeito estufa emitidos durante o evento.

As compensações ambientais serão realizadas por meio de parcerias com a Greener, que cederá unidades de estoque de carbono destinados à preservação da Floresta Amazônica, e o Grupo Solví, por meio da plataforma Smartie Carbon, que fornecerá créditos de carbono gerados pelo tratamento e valorização de resíduos na Unidade de Valorização Sustentável de Resíduos (UVS) Caieiras.

Vale lembrar ainda que existem marcas que não patrocinam diretamente o evento, mas investem na modalidade e aproveitam o GP de São Paulo para realizar ativações. É o caso, por exemplo, da rede brasileira de franquias de açaí Oakberry, patrocinadora da equipe Haas, que instalará oito pontos de operação em Interlagos durante o fim de semana.

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