No próximo fim de semana, entre sexta-feira (7) e domingo (9), será realizada a 52ª edição do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. Na sexta-feira (7), os carros irão para a pista para o treino livre e o treino classificatório para a corrida sprint. Já no sábado (8), acontecerão a corrida sprint e o treino classificatório para a corrida principal. Por fim, no domingo (9), os pilotos acelerarão pelo Autódromo de Interlagos para as 71 voltas da corrida principal.
Mais do que uma corrida, o Grande Prêmio de São Paulo vem se transformando em uma experiência completa e imersiva para os fãs da Fórmula 1. O evento oferece diversos espaços com atrações e ativações pensadas para melhorar a jornada do fã apaixonado pela categoria.
Fanzone Fórmula 1
Sucesso em 2024, a Fanzone da Fórmula 1 será, novamente, uma das principais atrações do GP em 2025. A edição deste ano contará com atrações musicais, ativações e a participação de pilotos e membros das equipes, que ainda serão divulgados pela organização da prova.
Nas manhãs de sexta-feira (7) e sábado (8), acontecerá o esperado “Driver’s Engagement”, momento no qual alguns pilotos e membros das equipes sobem ao palco para responder algumas perguntas e interagir com os fãs.

Além disso, os três dias serão recheados de atrações musicais. Na sexta-feira (7), o cantor Seu Jorge subirá ao palco, enquanto no sábado (8) será a vez da dupla sertaneja Matheus & Kauan. Para finalizar, no domingo (9), o cantor Thiaguinho será o protagonista da Fanzone.
Ativações no autódromo
Também não faltarão espaços e ativações para o público presente no autódromo. Já no caminho, a Duracell, patrocinadora oficial da Williams, ativará a parceria na Linha 9 – Esmeralda da CPTM. Pelo segundo ano consecutivo, a marca decidiu envelopar os trens da linha. Além disso, a empresa também distribuirá os tradicionais “batecos” e capas de chuva na Estação Autódromo durante as manhãs do sábado (8) e do domingo (9).

A Heineken, patrocinadora global da Fórmula 1, realizará novamente a “Heineken Village”, espaço de cerca de 30 mil m² dentro do Autódromo de Interlagos. O lugar, em formato de estrela, possui palco, DJs, bares e, principalmente, uma visão privilegiada no coração da pista. A marca de cerveja holandesa afirmou que a Heineken Village em São Paulo será a maior ativação da marca entre todos os GPs de Fórmula 1 do ano. A edição do ano passado contou com uma série de homenagens a Ayrton Senna, sendo chamada de Heineken Village – Senna Edition.
Além disso, a marca ainda criou uma garrafa comemorativa para o GP de São Paulo, feita de alumínio, em formato long neck de 330ml, em edição limitada, que está sendo comercializada nos principais supermercados da capital paulista.

A Porto também prepara um lugar especial no autódromo para seus clientes. Pelo quarto ano consecutivo, a seguradora terá arquibancada própria em Interlagos, com vendas exclusivas para clientes do cartão de crédito Porto Bank. O espaço da Porto contará com arquibancada coberta, lounge e telão com transmissão ao vivo.
Em outra iniciativa, a Porto decidiu realizar uma ação em homenagem a Chico Landi, primeiro piloto brasileiro na F1, e destaca Gabriel Bortoleto, atual representante do país na categoria.
No autódromo, o espaço da marca contará com o “Túnel do Tempo”, que apresenta uma linha temporal com momentos marcantes dos pilotos, além de uma réplica de carro clássico e experiências interativas. A empresa também patrocina o documentário “Eu quero ser Chico Landi”.
Outras ativações incluem roda-gigante, simuladores de corrida com modelos antigos e atuais, e ainda uma linha de produtos licenciados.

Pintura especial
Apostando na identificação e no pertencimento com o público brasileiro, a Williams, em parceria com a Gulf Oil International, fará uma ação especial para o GP de São Paulo. O carro da equipe inglesa terá uma pintura especial para a corrida em Interlagos, escolhida pelos fãs e decorada com palavras eleitas pelos torcedores brasileiros.
Parceria multinacional
Patrocinadores da Fórmula 1, McDonald’s e Red Bull firmaram uma parceria para o GP de São Paulo. O energético passará a fazer parte do cardápio do McDonald’s em algumas unidades da rede pelo país. A partir do dia 11 de novembro, o Red Bull poderá ser adicionado em algumas McOfertas (Big Mac, Quarterão com Queijo, Cheddar McMelt, Tasty Turbo e McChicken). A lista dos restaurantes selecionados pode ser consultada aqui.

Já na pista, o McDonald’s ganhará destaque como parceiro da Oracle Red Bull Racing, equipe do atual tetracampeão Max Verstappen, por oito semanas, com o logotipo em evidência na frente do halo dos carros e também na garagem da equipe. Além disso, haverá ativações pelas ruas, voltadas ao público.
A Red Bull conta com duas equipes no grid (além da Oracle Red Bull Racing, tem a Visa Cash App RB, chamada muitas vezes de Racing Bulls no Brasil). Já o McDonald’s é, desde o ano passado, patrocinador regional da F1 na América Latina, o que inclui os GPs do México e de São Paulo. O contrato é válido até 2027.
Meme que virou campanha
O Santander, por sua vez, aproveitou um meme já consolidado nas ruas de São Paulo (SP) para aproximar sua marca do clima do Grande Prêmio de Fórmula 1 que será disputado na capital paulista. As famosas placas que indicam o Autódromo de Interlagos em praticamente todos os bairros da cidade, por mais longe que estejam, viraram uma brincadeira nas redes, e o banco transformou isso em um conceito de campanha: convidar o público a criar e compartilhar suas próprias versões das placas com a hashtag #SegueAPlacaSantander.

Além do incentivo ao conteúdo nas redes, o banco instalou uma placa real no Marco Zero do Recife (PE) e também incluiu mídia out of home (OOH) em diversas cidades, com placas indicando a distância até o autódromo, reforçando a ideia de que o clima da Fórmula 1 pode “chegar” a qualquer lugar.
Com ativações antes, durante e depois do Grande Prêmio em Interlagos, essas e outras marcas buscam aproveitar a paixão dos fãs brasileiros pelo automobilismo para criar vínculos e identificação com o público. Por meio das ações, as empresas vêm transformando a jornada do fã e criando uma experiência que tem como objetivo ir muito além da corrida na pista histórica de Interlagos.
Conectividade
A Claro será responsável pela infraestrutura de conectividade do GP de São Paulo, com soluções de fibra óptica, 5G e wi-fi 6 em áreas importantes de Interlagos.
A operação inclui mais de 38km de cabeamento, interligação com data center, rede exclusiva para vendas e cobertura para imprensa e áreas vips. A empresa também estreará a plataforma GRC 4.0 para gestão integrada de redes e implementará sistemas de segurança digital.
Além da operação técnica, a Claro realizará ativações voltadas ao público, como o Expresso 5G, ações em lojas temáticas, experiências interativas na Fanzone e atrações musicais nos palcos Sunset e Village Vip.
A operadora também patrocina a equipe Sauber, que tem o brasileiro Gabriel Bortoleto como um dos pilotos. A campanha é conduzida pelas agências Talent e ARC, com presença em mídia OOH e redes sociais.
Reciclagem
A Gerdau, por sua vez, inaugurou novas estruturas em aço 100% reciclável em Interlagos, incluindo a plataforma da bandeirada, suportes de sinal da largada e pórtico. A ação integra a parceria com o GP de São Paulo pelo terceiro ano e reforça o uso de materiais sustentáveis no circuito.

A empresa divulgou que transforma 10 milhões de toneladas de sucata por ano e mantém uma das menores médias de emissão de CO₂ do setor.
“Estamos muito satisfeitos em levar, mais uma vez, o aço Gerdau 100% reciclável e de baixo carbono para um dos maiores eventos esportivos do mundo”, afirmou Gustavo Werneck, CEO da companhia.
