Marca Senna busca renovação e expansão para alcançar novas gerações

Ayrton Senna

Ayrton Senna, tricampeão de Fórmula 1, faleceu em 1994 - Norio Koike / ASE

No próximo domingo (5), a partir das 14h (horário de Brasília), terá início a maior prova de automobilismo da América do Sul. A edição deste ano do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 marca os 30 anos da última vitória de Ayrton Senna em território brasileiro.

A McLaren branca e vermelha do brasileiro cercada por centenas de torcedores, que invadiram a pista para celebrar a improvável e épica vitória diante das favoritas Williams, de Alain Prost e Damon Hill, tornou-se uma das cenas mais icônicas da história do automobilismo em todos os tempos (e, por que não dizer, do esporte em geral?).

As pessoas que acompanharam em Interlagos ou pela TV aquele momento de superação mal faziam ideia de que, em maio do ano seguinte, a carreira de Senna seria interrompida de maneira abrupta e para sempre. Mas, quase três décadas depois da morte do tricampeão de F1, sua história permanece próxima dos fãs de automobilismo.

Responsável por cuidar do legado do piloto brasileiro, a marca Senna busca renovação e expansão, de modo a alcançar as novas gerações, que não tiveram a oportunidade de vê-lo em ação nas pistas. A seguir, a Máquina do Esporte mostra quais os projetos que vêm sendo trabalhados nesse sentido.

Novidades em tempos de GP de São Paulo

Para marcar os 30 anos da última vitória de Senna no Brasil, será realizada uma homenagem ao piloto no domingo (5), às 10h40, no Autódromo de Interlagos, que foi palco do momento histórico.

A marca Senna aproveitou as datas próximas à corrida para trazer uma série de novidades ao público. A primeira delas foi o lançamento do novo tênis Gel-Nimbus 25 Senna, em parceria com a Asics, junto de uma coleção de roupas que engloba camisetas, shorts, bonés e meias, e seguem a mesma inspiração do calçado.

A apresentação oficial do modelo ocorreu no último sábado (28), no Speedland Kart Center, em São Paulo (SP), e contou com as presenças de Viviane Senna, irmã do piloto, e do presidente e CEO da Asics Corporation, Yasuhito Hirota.

Também em clima de GP de São Paulo, foi lançada a coleção “Nosso Senna Collection”, apresentada pela artista plástica e sobrinha do piloto Lalalli Senna, juntamente da marca Senna, e que traz três edições limitadas do busto de Ayrton Senna, com peças exclusivas e numeradas, destacando feitos da carreira do piloto brasileiro: Victory Edition (41 peças), Speed Edition (333) e Champion Edition (1991).

As peças serão disponibilizadas para venda sob demanda no site da artista Lalalli Senna. As entregas dos itens do primeiro lote estão programadas para ocorrer a partir de março do ano que vem.

Números expressivos mesmo 30 anos depois

Mesmo passados quase 30 anos desde a morte de Senna, seu nome continua a ter uma forte identificação junto ao público.

“A marca Senna está em um momento muito importante de renovação e expansão. Mesmo com 30 anos, continuamos relevantes com uma visão de marca para sermos atrativos para as novas gerações. Um forma de traduzir isso em números é que, ao longo de toda a história, a marca Senna gerou mais de US$ 1,2 bilhão em retail value [valor de varejo]”, informou o grupo.

As cifras citadas pela marca Senna dizem respeito ao valor de varejo gerado por ela ao longo das décadas. Pela cotação atual, a marca ultrapassa R$ 5,9 bilhões.

Uma pesquisa recente realizada pela Opinion Box em parceria com a marca Senna entrevistou mais de 4 mil pessoas em 11 países. Ela mostrou que Ayrton Senna continua a ser uma referência no esporte ao redor do mundo. Os índices alcançados pelo piloto foram de 98% no Brasil; 88% no México; 87% na Argentina; 79% na Europa; 70% nos Estados Unidos; e 59% no Japão.  

O estudo também revelou que Senna é conhecido por 92% dos brasileiros, 65% dos europeus e 72% dos japoneses, índices que rivalizam com nomes como Lewis Hamilton e Max Verstappen, principais pilotos da F1 na atualidade. 

Mídia

Nos anos 1980 e 1990, Senna era uma presença recorrente nas telas da Globo, que alcançava índices elevados de audiência com a transmissão das corridas de F1 aos domingos.

Desde a morte do piloto, em 1994, grandes transformações ocorreram no universo da mídia, que afetaram inclusive o próprio modo como as novas gerações consomem esportes. A marca Senna diz estar atenta a essas mudanças e, em maio deste ano, iniciou sua campanha de reposicionamento junto ao público.

De acordo com a marca Senna, as mudanças foram acompanhadas de uma série de ações com o objetivo de aproximá-la ainda mais dos fãs da marca e alcançar “novas audiências com o público mais jovem, que não teve oportunidade de acompanhar a carreira do Ayrton”.

“Falando sobre os mais jovens, estamos apresentando a incrível jornada do piloto através de iniciativas e parcerias atuais, através de projetos de entretenimento e até uma expansão para a área de Web3 com muitas novidades para serem compartilhadas em breve”  

Marca Senna

Uma das principais apostas da marca Senna na área midiática é a parceria com a plataforma de streaming Netflix, para a produção de uma série sobre o piloto, que buscará mostrar ao público não apenas o “ídolo e piloto Senna, mas também a história de Ayrton, enquanto homem e ser humano”.

“Com certeza esse será um elemento muito importante de comunicação com as novas gerações, que irão se conectar de maneiras diferentes com a história do ídolo”, destacou a marca.

A previsão é de que a série esteja disponível para assinantes da Netflix a partir do ano que vem.

Visão social

Lançado em 28 de janeiro de 1994, poucos meses antes da morte de Senna, o personagem Senninha é talvez um dos principais símbolos do legado do piloto.

Além de revistas em quadrinhos e inúmeros produtos licenciados, o alter ego de Ayrton Senna também já estrelou diversas animações, incluindo a série “Senninha na Pista Maluca”, parceria com o Grupo Globo com episódios de 11 minutos de duração, exibidos no canal por assinatura Gloobinho e que contou até com a participação do narrador Galvão Bueno no capítulo “O Desafio da Meia-Noite”.

“Senninha possui um papel educacional muito importante e foi criado por Ayrton Senna para transmitir bons valores para as próximas gerações, focando sempre nos pequeninos”, informou a marca Senna.

Além de ajudar a manter o nome do ídolo presente junto às novas gerações, Senninha é uma importante fonte de recursos para os projetos sociais realizados pelo Instituto Ayrton Senna.

“Parte dos royalties provenientes do licenciamento da marca são destinados ao trabalho que a organização realiza para qualificar a educação pública em todas as regiões do Brasil”, explicou o grupo.

Em 2024, a instituição completará 30 anos de atividades. O trabalho realizado no decorrer dessas décadas já impactou mais de 36 milhões de crianças e jovens no Brasil.

“Ao longo desses anos, a família Senna destinou mais de US$ 500 milhões (quase R$ 2,5 bilhões, na cotação atual), entre royalties das marcas Senna e Senninha e direitos de imagens do ídolo Ayrton Senna, para apoiar o trabalho desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna”, destacou o grupo.

Vale lembrar ainda que, atualmente, a marca Senna possui diversas parcerias de licenciamento em vigor, inclusive com marcas internacionais como TAG Heuer, McLaren e Asics.

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