McLaren revela leiaute dos carros em homenagem a Ayrton Senna para o GP de Mônaco de Fórmula 1

McLaren disputará prova com uma pintura em homenagem a Ayrton Senna - Divulgação

Em colaboração com a Senna Brands e a OKX, parceira da equipe, a McLaren revelou o design que seus carros utilizarão no Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1. Com a campanha “McLaren Senna presented by OKX”, o leiaute homenageará Ayrton Senna e terá as cores amarela, verde e azul, inspiradas no icônico capacete do tricampeão mundial.

O brasileiro é, até hoje, o piloto mais bem-sucedido da McLaren, equipe que defendeu entre 1988 e 1993, conquistando 35 das suas 41 vitórias na Fórmula 1, três campeonatos de pilotos e quatro campeonatos de construtores para o time de Woking, que fica na região metropolitana de Londres, na Inglaterra.

No circuito de rua, Senna conquistou seis vitórias, fato que fez dele o “Rei de Mônaco”. Até hoje, o piloto brasileiro é quem mais venceu a etapa. Entre essas vitórias, estão cinco triunfos consecutivos, entre 1989 e 1993. Com isso, o circuito se tornou um local simbólico para homenageá-lo. Neste ano, o GP será disputado entre sexta-feira (24) e domingo (26).

Senna Sempre

A McLaren Automotive, responsável pelos carros de rua da marca, também prestou homenagem ao legado de Ayrton Senna com a revelação de uma versão da McLaren Senna. Batizado de Senna Sempre, o modelo sob medida complementa a pintura da Fórmula 1, integrando elementos de design semelhantes.

Criado e pintado à mão pela McLaren Special Operation, o leiaute colorido também se inspira no capacete usado por Ayrton, enquanto conta com outras referências ao piloto.

“É uma honra reconhecer Ayrton por meio dessas pinturas em colaboração com a McLaren Racing e a McLaren Automotive. É uma maneira fantástica de celebrar sua vida e seu legado por meio de suas cores em ambos os carros”, disse Bianca Senna, CEO da Senna Brands e sobrinha de Ayrton Senna.

“A McLaren significava muito para ele. Juntos, eles alcançaram muitos sucessos, e muitos deles ainda são lembrados hoje em dia. Será especial ver esses carros correrem nas ruas de Mônaco, um circuito que deu tanta alegria e muitos triunfos a ele”, completou.

Em Mônaco, os pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, usarão macacões feitos sob medida e inspirados em Senna durante todo o final de semana.

Produtos

Como parte da campanha, também foi lançada uma linha personalizada de produtos inspirada nas cores do capacete de Senna e da McLaren. A linha “Senna x Mônaco” já está disponível para compra na loja da McLaren.

“Senna continua sendo reverenciado e respeitado como o maior ícone da Fórmula 1 e o piloto mais condecorado da McLaren. Seu impacto na McLaren é enorme, não só pelo seu histórico de corridas, mas também pela sua presença na equipe e, agora, pelo seu legado. É uma honra correr para ele em seu circuito de maior sucesso com as cores verde, amarela e azul”, afirmou Zak Brown, CEO da McLaren Racing.

“É ótimo colaborar na campanha com a Senna Brands, em parceria com a OKX e com nossos colegas da McLaren Automotive. Por ser o 30º aniversário [da morte de Senna], a equipe escolheu reconhecer e celebrar sua vida em um de seus lugares favoritos e mais bem-sucedidos para correr, Mônaco. Estamos ansiosos para correr com esse leiaute vibrante e bonito neste fim de semana”, acrescentou.

Homenagens

Em 2024, Ayrton Senna tem recebido uma série de homenagens. Na última etapa da Fórmula 1, disputada em Ímola, local em que aconteceu seu acidente fatal, o tricampeão também foi exaltado.

Entre as diversas homenagens, houve uma volta de exibição feita por Sebastian Vettel, tetracampeão que deixou a Fórmula 1 em 2022, com o MP4/8 da McLaren, carro com o qual Ayrton Senna foi vice-campeão mundial em 1993 e fez sua última temporada com a equipe.

Sair da versão mobile