A Toyota está de volta à Fórmula 1 após 15 anos. A montadora japonesa assinou, nesta sexta-feira (11), uma parceria técnica com a Haas, divulgada como plurianual e que terá início imediato. Como parte do acordo, a equipe de F1 e a divisão de esportes a motor da Toyota, a Toyota Gazoo Racing (TGR), “partilharão experiência e conhecimento, bem como recursos”.
O contrato com a Toyota se dará em paralelo com o acerto que a Haas possui com a Ferrari para fornecimento de motores desde 2016, ano em que a escuderia norte-americana entrou na F1. A TGR fornecerá serviços de design, técnicos e de fabricação à equipe, enquanto a Haas oferecerá conhecimento técnico e benefícios comerciais em troca.
Com a nova parceria, o objetivo é que a escuderia melhore seu desenvolvimento e posição competitiva no esporte, desenvolvendo seus próprios conhecimentos e habilidades dentro da F1. Restando seis corridas para terminar a temporada 2024, a Haas ocupa a 7ª posição na tabela de construtores, tendo conquistado 31 pontos em 18 provas.
“Estou extremamente entusiasmado que a MoneyGram Haas F1 Team e a Toyota Gazoo Racing se uniram para firmar esta parceria técnica. Ter um líder mundial do setor automobilístico apoiando e trabalhando ao lado da nossa organização, ao mesmo tempo que procura desenvolver e acelerar os seus próprios conhecimentos técnicos e de engenharia, é simplesmente uma parceria com benefícios óbvios para ambos os lados”, disse o japonês Ayao Komatsu, chefe de equipe da Haas.
“A capacidade de aproveitarmos os recursos e a base de conhecimento disponíveis na Toyota Gazoo Racing, ao mesmo tempo que nos beneficiamos dos seus processos técnicos e de produção, será fundamental para o nosso próprio desenvolvimento e para o nosso claro desejo de aumentar ainda mais a nossa competitividade na Fórmula 1”, completou.
O acordo também garantirá visibilidade à Toyota nos carros pilotados por Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen a partir da próxima etapa da F1, o Grande Prêmio dos Estados Unidos, marcado para o fim de semana de 18 a 20 de outubro, no Circuito das Américas, em Austin, no Texas.
“Temos o prazer de anunciar que a MoneyGram Haas F1 Team e a Toyota Gazoo Racing concluíram um acordo básico para iniciar uma parceria técnica. Ao competir ao lado da Haas no auge do automobilismo, pretendemos agregar pilotos, engenheiros e mecânicos, ao mesmo tempo que fortalecemos as capacidades da MoneyGram Haas F1 Team e da Toyota Gazoo Racing, e desejamos contribuir para o automobilismo e a indústria automobilística em geral”, afirmou Tomoya Takahashi, presidente da TGR.
Mudança de estratégia
A Toyota estava fora da principal categoria do automobilismo mundial desde 2009. À época, a montadora japonesa encerrou um período de oito temporadas em que esteve presente com uma equipe própria de fábrica e também como fornecedora de motores, conquistando 13 pódios no total.
Agora, a volta à Fórmula 1 coincide com um outro movimento, o de encerramento do patrocínio ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que havia sido assinado em 2015 e entrou em vigor em 2017, contemplando duas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno (PyeongChang 2018 e Pequim 2022) e duas de Verão (Tóquio 2020 e Paris 2024).
Combinadas, as duas iniciativas demonstram que o automobilismo passa a ser o foco da plataforma de patrocínios da marca japonesa a partir deste final de 2024. No Brasil, a multinacional é uma das marcas presentes na Stock Car, principal categoria do automobilismo do país.