A Fórmula 1 acertou em cheio ao apostar em conteúdo nativo para redes sociais: a websérie “Passenger Princess”, criada por Amelia Dimoldenberg em parceria com a categoria, se tornou um dos projetos digitais mais comentados dos últimos meses no exterior.
Lançada em outubro, a série conta com quatro episódios semanais no YouTube de Amelia, produzidos pela Dimz Inc., seu estúdio criativo. A humorista, famosa por suas entrevistas desconfortavelmente autênticas do Chicken Shop Date, aprende a dirigir com pilotos da F1, em situações reais e improvisadas. Ela já recebeu George Russell, Oscar Piastri, Oliver Bearman e Carlos Sainz, em conteúdos que contam com uma média de 1,4 milhão de visualizações por episódio.
O projeto equilibra bastidores, vulnerabilidade e humor, aproximando o paddock de uma audiência que tradicionalmente não se via representada no automobilismo, especialmente o público jovem e feminino, um segmento em ascensão dentro da F1.
O momento mais viral até o momento veio com o episódio de Carlos Sainz, da Williams, impulsionado por um vídeo no TikTok em que Amelia dança ao som de “Smooth Operator”, que alcançou mais de 4 milhões de visualizações. A música se tornou uma marca do piloto espanhol, após ele cantar o refrão nos rádios da McLaren durante o GP da Inglaterra de 2019.
O meme atravessou plataformas (e equipes, já que Sainz saiu da McLaren em 2020, passou pela Ferrari entre 2021 e 2024, e agora está na Williams) e virou símbolo da personalidade leve e “suave” do espanhol, usado em diversos “edits” que expandem o alcance do piloto e da competição, inclusive para quem não acompanha nada desse universo.
Quem é Amelia Dimoldenberg
Criadora do fenômeno Chicken Shop Date, Amelia é uma comediante, jornalista e influenciadora britânica com um estilo único: humor seco, sarcasmo e conversas desconfortavelmente naturais que revelam o lado humano dos convidados. Formada pela Central Saint Martins, ela construiu uma carreira de impacto cultural além do YouTube, tornando-se apresentadora de eventos como Oscar e Brit Awards.
Hoje, Amelia soma mais de 4 milhões de seguidores no TikTok e 2,8 milhões no Instagram, consolidando-se como referência em conteúdo que conecta cultura pop, celebridades e entretenimento para audiências jovens (principalmente as femininas), o que explica o porquê de sua entrada na F1 ter funcionado tão bem.
O conteúdo desta publicação foi retirado da newsletter semanal Engrenagem da Máquina, da Máquina do Esporte, feita para profissionais do mercado, marcas e agências. Para receber mais análises deste tipo, além de casos do mercado, indicações de eventos, empregos e mais, inscreva-se gratuitamente por meio deste link. A Engrenagem conta com uma nova edição todas as quintas-feiras, às 9h09.
