O fim de semana passado foi histórico para o automobilismo brasileiro. Após 7 temporadas sem um piloto titular na Fórmula 1, o país voltou a ser representado na abertura da temporada 2025, o Grande Prêmio da Austrália. E, se para o esporte nacional a conquista de Gabriel Bortoleto foi importante, dá para imaginar o que a própria família do piloto sentiu ao vê-lo largando na principal categoria do automobilismo mundial.
Foi exatamente esse lado familiar que a Porto, patrocinadora de Bortoleto (com contrato renovado até o fim de 2027), decidiu focar em um vídeo que foi ao ar na Band, detentora dos direitos de transmissão da F1 no Brasil, e também nas redes sociais da empresa. Com o filme, a marca, que também é patrocinadora do Grande Prêmio São Paulo e das transmissões da categoria na Band, espera se consolidar como aquela “que cuida dos sonhos das pessoas e, agora, dos sonhos do automobilismo nacional”.
Narrado por Aparecida Ivani Bortoleto, avó do piloto e uma de suas maiores incentivadoras, o filme conta a trajetória de Gabriel desde a infância e destaca a história real do relacionamento entre avó e neto, e como ela se tornou um combustível emocional para Bortoleto na jornada que o piloto precisou percorrer até a elite do automobilismo mundial.
“Fiquei muito feliz em participar da homenagem da Porto ao meu neto, esse nosso novo ídolo que depois de tanta dedicação chegou à principal categoria do seu esporte. Tenho certeza de que ele terá muito sucesso e vai nos trazer ainda muito mais alegria. Vamos junto com a Porto ouvir muito o Hino Nacional sendo reverenciado. Agradeço a honra de ter sido convidada para essa homenagem e ter compartilhado esses momentos felizes durante a gravação”, comentou a avó.
O vídeo combina imagens que remetem à infância e à trajetória esportiva de Gabriel, entrelaçadas com um relato da avó sobre a paixão do neto pelas pistas. Desde os primeiros desafios no kart até a chegada à Fórmula 1, a produção tenta mostrar o cuidado e o apoio da família como alicerces principais para que o sonho fosse realizado.
“A Porto acredita no poder dos sonhos e no cuidado necessário para que eles se tornem realidade. Estamos presentes na vida das pessoas, no seguro de carro, nos meios de pagamento, no cuidado da saúde e do lar das pessoas. A história do Gabriel é a personificação do sonho e do cuidado, por isso estamos com ele nessa jornada”, disse Oliver Haider, superintendente de marketing da Porto.
“A Porto está presente no dia a dia dos brasileiros e dos seus carros há quase 80 anos e segue fomentando o automobilismo para criar experiências que unem segurança, emoção, sonhos e paixão pelo esporte, principalmente neste momento que voltamos a ter um piloto brasileiro na F1. Este patrocínio faz parte da nossa estratégia de fortalecer a presença da marca nesse território e junto às novas gerações”, acrescentou o executivo, que esteve no Maquinistas, o podcast da Máquina do Esporte, em novembro do ano passado.
A ação faz parte de uma estratégia mais robusta de comunicação da Porto, que tem como objetivo “humanizar e amplificar a história do piloto” em múltiplos canais, engajando os apaixonados por automobilismo e também aqueles que não são tão próximos da modalidade.
Na pista, Gabriel Bortoleto acabou rodando e abandonando o GP da Austrália. No entanto, no próximo fim de semana, o brasileiro já terá mais uma chance de mostrar serviço no cockpit da Kick Sauber. O GP da China, segunda etapa da temporada, será disputado entre sexta-feira (21) e domingo (23).