A Qatar Airways anunciou oficialmente, nesta quarta-feira (22), uma parceria global com a Fórmula 1 e também que se tornou a companhia aérea oficial da categoria. O contrato é válido por cinco anos e inclui os naming rights de três etapas da atual temporada: GP da Emília-Romagna (19 a 21 de maio), GP da Hungria (21 a 23 de julho) e GP do Catar (6 a 8 de outubro). A empresa aérea também será patrocinadora do GP do Catar de MotoGP.
“As melhores parcerias prosperam graças a valores mútuos. Tanto a Qatar Airways quanto a Fórmula 1 são marcas globais que compartilham uma paixão por inovação, precisão e luxo”, afirmou Akbar Al Baker, CEO do Grupo Qatar Airways.
“Como marca, acreditamos no poder do esporte para unir as pessoas e, como tal, temos sido seletivos na escolha dos eventos esportivos mais emocionantes e no patrocínio de uma variedade de novas e proeminentes iniciativas esportivas”, completou o executivo.
De acordo com uma informação divulgada em janeiro pelo site britânico SportBusiness, a Qatar Airways pagará quase o dobro do valor desembolsado pela Emirates, que foi a companhia aérea oficial da F1 nos últimos cinco campeonatos.
“Com 23 paradas no Campeonato Mundial de 2023, a F1 é um esporte global, exigindo como parceira uma companhia aérea que ofereça ampla conectividade. Portanto, a Qatar Airways é a parceira perfeita para uma das séries esportivas mais desejadas do mundo”
Akbar Al Baker, CEO do Grupo Qatar Airways
Anúncio
Para anunciar a parceria, a Qatar Airways organizou uma noite ao público no Lusail Boulevard de Doha, no qual compartilhou mais detalhes sobre todos os eventos de automobilismo que acontecerão no Catar neste ano.
O ministro dos Esportes e Juventude do país, Salah bin Ghanim Al Ali, inaugurou a parceria oficial junto ao presidente da Federação de Esporte a Motor do Catar (QMMF), Abdulrahman Al-Mannai; o presidente e CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali; e o CEO da MotoGP, Carmelo Ezpeleta.
“Como o auge do automobilismo, faz sentido para a Fórmula 1 fazer parceria com a melhor companhia aérea do mundo, a Qatar Airways”, destacou Domenicali.
“Somos duas marcas comprometidas em oferecer as melhores experiências para nossos fãs e clientes, e nosso alcance global cria uma combinação perfeita. Estamos muito satisfeitos em dar as boas-vindas à Qatar Airways como nossa companhia aérea parceira global”
Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1
O evento contou ainda com a participação do piloto catariano de rali Nasser Al-Attiyah; do ex-piloto da Formula 1 David Coulthard; do piloto da KTM MotoGP Dani Pedrosa; do dublê Mike Jensen; de um carro de drift da Red Bull dirigido por Abdo Feghali; e de uma exibição estática de um carro do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O público também contou com um show do artista de R&B Akon.
“Estamos satisfeitos que a Qatar Airways se junte como parceira global e companhia aérea oficial da Fórmula 1, bem como patrocinadora titular do Grande Prêmio do Catar de F1 e do GP do Catar de MotoGP”, festejou Abdulrahman bin Abdullatif Al-Mannai, presidente da QMMF.
“Acreditamos firmemente que esta parceria colocará o Catar na vanguarda do ecossistema do automobilismo ao sediar eventos de prestígio, além de posicionar o país como um centro global de turismo esportivo e de entretenimento”, acrescentou o executivo.
Eventos
Neste ano, o Catar será sede de uma etapa da F1 pela segunda vez na história. A corrida será no Circuito Internacional de Lusail. O mesmo autódromo também será sede do GP do Catar de MotoGP, de 17 a 19 de novembro.
Outros eventos de automobilismo no Catar incluem o Geneva International Motor Show Qatar, em outubro de 2023, e o Campeonato Mundial de Endurance da FIA, em 2024.
Pacotes de viagem
Para celebrar a parceria, a Discover Qatar, empresa de gerenciamento de destinos da Qatar Airways, oferecerá ingressos para o GP do Catar. Nesta quarta-feira (22), a companhia lançou uma ampla gama de hotéis e bilhetes com pacotes para seus parceiros globais, que englobam ingressos para a arquibancada e o Paddock Club.
Todos os pacotes incluem um ingresso de entrada gratuita para o Salão Internacional do Automóvel de Genebra, que acontecerá em Doha, de 5 a 14 de outubro, como cortesia da Qatar Tourism.
Haverá número limitado de pacotes de viagem com experiências exclusivas, como caminhadas na área dos boxes, passeios guiados nas pistas e acesso a eventos especiais com participações de pilotos da F1.
Os pacotes Ultimate F1 Experience incluem voos de volta com a Qatar Airways, opções de hotéis premium, ingressos para corridas e outras experiências e benefícios. Para garantir pacotes, os clientes podem visitar o site da companhia aérea.
Sustentabilidade
A Qatar Airways e a F1 também acertaram uma parceria para trabalhar conjuntamente para reduzir o impacto ambiental de suas indústrias por meio de práticas responsáveis.
Como parte da estratégia, ambas as entidades pretendem colaborar em iniciativas com foco na sustentabilidade para reduzir as emissões de dióxido de carbono e lutar por um futuro mais verde.
Patrocínios
Vale lembrar que a Qatar Airways possui vários patrocínios esportivos, que incluem a Copa do Mundo do Catar 2022, PSG, Bayern de Munique, Concacaf e Conmebol.
Além disso, a Qatar Airways é a companhia aérea oficial do Ironman e Ironman 70.3 Triathlon Series, parceira oficial da United Rugby Championship (URC) e da Global Kitesports Association, além de apoiadora de várias outras modalidades, incluindo hipismo, padel, squash e tênis.