A Qatar Airways substituirá a Emirates como companhia aérea patrocinadora da Fórmula 1 e pagará quase o dobro do que era desembolsado pela concorrente nos últimos cinco anos. As informações são do site britânico SportBusiness.
De acordo com a publicação, a Emirates pagava cerca de US$ 25 milhões por ano (de 2018 a 2022) para patrocinar a principal categoria do automobilismo mundial. O valor que será desembolsado pela Qatar Airways e o tempo de contrato não foram revelados pelo site, mas devem girar bem próximo dos US$ 50 milhões anuais.
Ainda segundo o SportBusiness, a Qatar Airways deverá ter oportunidades de marca e ativação em 20 das 23 provas da temporada 2023. A lista só não é completa por conta de alguns acordos específicos da F1 com outras companhias aéreas, como a Etihad Airways (GP de Abu Dhabi), Singapore Airlines (GP de Singapura) e a Gulf Air (GP do Bahrein).
Vale lembrar também que a temporada teria 24 provas, mas, pela quarta vez consecutiva, o GP da China foi cancelado por conta da pandemia de Covid-19. Havia boatos de que a prova teria uma substituta, porém, nesta terça-feira (17), a F1 confirmou o calendário com 23 corridas.
Com o acordo com a Fórmula 1, que deverá ser anunciado oficialmente em breve, a Qatar Airways mostra ao mercado que não diminuirá os investimentos no marketing esportivo após o término da Copa do Mundo do Catar, em que foi um dos patrocinadores que mais pagou à Fifa para ter seu nome ligado ao torneio. Não se sabe, no entanto, se a parceria será renovada para o Mundial de 2026, que será realizado bem longe do Catar, nos Estados Unidos, Canadá e México.