Pular para o conteúdo

Shell aposta em “brasilidade” para ativar uma das parcerias mais longevas do esporte

Multinacional está ao lado da Ferrari há 75 anos; campanha publicitária aposta em celebridades brasileiras de outras áreas e também na relação direta com os fãs

Lewis Hamilton, Lázaro Ramos e Charles Leclerc participam da campanha publicitária que celebra os 75 anos da parceria entre Shell e Ferrari - Reprodução / Shell

A Shell estruturou a celebração dos 75 anos de parceria com a Scuderia Ferrari como uma campanha publicitária faseada, pensada para se estender até 2026 e sustentar presença contínua da marca no calendário da Fórmula 1. Criada pela iD\TBWA, a estratégia vai além de um filme comemorativo e se organiza em diferentes ondas de conteúdo e experiências, conectando performance, confiança e relação com o público brasileiro.

A primeira fase começou no início de novembro, com uma entrevista de Lewis Hamilton no programa Conversa com Bial, da Globo, seguida por conteúdos digitais protagonizados pelo piloto britânico e Fred Bruno, como este no Instagram que gerou mais de 1,8 milhão de visualizações a partir do mote “O que não pode faltar na casa de um brasileiro?”. O influenciador mostrou ao piloto objetos sugeridos por mais de 400 respostas do próprio público, que levaram à escolha de itens como filtro de barro e prato duralex, reunidos em um “kit de brasilidade” e compartilhados com Hamilton. A próxima fase está prevista para o início de 2026 e envolve Charles Leclerc em desafios inspirados na cultura brasileira, em uma ação apresentada pelo ator Lázaro Ramos.

A escolha de Pedro Bial, Fred Bruno e Lázaro Ramos ajuda a ampliar o alcance da campanha ao dialogar com diferentes perfis de público, faixas etárias e plataformas. Cada nome atua como ponto de conexão entre o universo popular e a Fórmula 1, o que permite que os pilotos sejam apresentados de forma mais acessível para os brasileiros que não os conhecem muito bem.

Outro eixo da campanha a se mencionar foi a relação direta com os fãs. Além dos conteúdos digitais, a Shell promoveu encontros-surpresa e ativações presenciais, integrando consumidores à narrativa da marca. Esse desenho de campanha favorece desdobramentos ao longo do tempo e reforça a estratégia da marca de atuar em várias plataformas e gerar conversas durante meses.

A Shell mantém parceria com a Scuderia Ferrari desde 1950, sendo uma das mais duradouras da Fórmula 1, com contrato renovado até pelo menos 2030. Além do patrocínio, a empresa atua como “parceira de inovação”, desenvolvendo combustíveis e lubrificantes para a equipe.

Por fim, a partir do novo regulamento de motores da F1 no ano que vem, a Shell passará a fornecer combustível de corrida sustentável, alinhando a parceria à agenda de descarbonização do esporte.

O conteúdo desta publicação foi retirado da newsletter semanal Engrenagem da Máquina, da Máquina do Esporte, feita para profissionais do mercado, marcas e agências. Para receber mais análises deste tipo, além de casos do mercado, indicações de eventos, empregos e mais, inscreva-se gratuitamente por meio deste link. A Engrenagem conta com uma nova edição todas as quintas-feiras, às 9h09.