A Fórmula E divulgou, nesta segunda-feira (24), a extensão do acordo com a Porsche que, dessa forma, permanecerá com seu compromisso na categoria de carros elétricos até 2026. A montadora, que faz parte do Grupo Volkswagen, confirmou que continuará desempenhando um papel ativo no desenvolvimento do carro da quarta geração da Fórmula E, que passará a competir nas pistas a partir de 2027.
Vale lembrar que a Porsche entrou na categoria em 2019, com um acordo válido até 2024. A ampliação do contrato demonstra que o foco da montadora para os próximos anos deverá realmente ser na categoria de carros elétricos, deixando de lado cada vez mais a possibilidade de entrar na Fórmula 1.
Até o final do ano passado, e Porsche era tida como uma das grandes favoritas a fazer parte da F1 a partir de 2026, quando entrará em vigor um novo regulamento de motores. No entanto, as negociações para fechar com a Red Bull fracassaram oficialmente em setembro de 2022. Depois, apesar dos boatos de conversas com McLaren, Williams e Aston Martin, nada se concretizou e, ao que tudo indica, a Porsche praticamente desistiu da Fórmula 1.
Com o sucesso na atual temporada da Fórmula E, com quatro vitórias em 14 provas disputadas até o momento, a TAG Heuer Porsche Formula E Team parece ter se transformado de fato no foco da marca.
Para completar, a Porsche ainda apoia a equipe Avalanche Andretti Formula E, que tem o piloto britânico Jake Dennis como principal favorito ao título. Com duas vitórias em 2023, ele tem 24 pontos de vantagem na liderança do campeonato, restando apenas a rodada dupla de Londres para o término da temporada. As provas serão realizadas no próximo fim de semana, ou seja, sábado (29) e domingo (30).
“A Porsche tem sido uma equipe valiosa e influente desde que ingressou na Fórmula E, e estamos entusiasmados com o fato de que isso continuará. O campeonato está permitindo que a Porsche acelere o desenvolvimento das tecnologias EV inovadoras que vemos em seus carros de rua, enquanto a equipe é um membro ativo do grupo que conduz o desenvolvimento da próxima geração de carros de Fórmula E que chegará na 13ª temporada”, afirmou Alejandro Agag, fundador e presidente da Fórmula E.
“O compromisso da Porsche com as corridas no Campeonato Mundial da ABB FIA Formula E sem dúvida manterá a qualidade da competição esportiva e do entretenimento no mais alto nível nas próximas temporadas. A presença da Porsche no grid competindo contra outras montadoras icônicas é o que torna a Fórmula E o grid mais competitivo do automobilismo”, destacou Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.
“Com a nossa entrada na Fórmula E, abrimos um novo capítulo no automobilismo totalmente elétrico. Continuamos convencidos de que nossa presença e sucesso na Fórmula E estabelecerão as bases para futuras soluções de mobilidade. A categoria fornece o ambiente mais competitivo para acelerar o desenvolvimento de veículos de alto desempenho com foco no respeito ao meio ambiente e na eficiência energética. Estamos ansiosos para desempenhar um papel ativo na formação do futuro de sucesso da Fórmula E e, assim, dar à mobilidade elétrica ainda mais impulso em escala global”, resumiu Michael Steiner, membro do conselho executivo de pesquisa e desenvolvimento da Porsche.