A Bridgestone foi oficialmente nomeada como fornecedora única de pneus para a Fórmula E a partir da temporada 2026/2027. A decisão foi tomada durante o Conselho Mundial de Esportes a Motor da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), em Baku, no Azerbaijão. A parceria será válida até a temporada 2029/2030 e substituirá o contrato vigente com a Hankook.
Por meio desse contrato com a FIA, a Bridgestone se comprometeu a desenvolver uma tecnologia sustentável, que é a premissa da categoria, utilizando um processo de renovação de pneus como matéria-prima.
“O esporte a motor é a paixão da Bridgestone. Estamos muito animados por sermos o único fornecedor de pneus para a Fórmula E a partir da temporada 2026/2027. O objetivo central do nosso acordo será a expansão e o aprimoramento da tecnologia de pneus ‘Enliten’. Estou ansioso para iniciar nossas atividades na Fórmula E”, disse Shu Ishibashi, CEO global e diretor-executivo da Bridgestone.
Citada pelo executivo, a tecnologia Enliten permite que os pneus tenham baixa resistência ao atrito com o solo, além de exigirem menos matéria-prima em sua fabricação.
Compromisso E8
A Bridgestone possui um programa interno, denominado “Compromisso Bridgestone E8”, que busca proporcionar valor social como uma empresa de soluções sustentáveis até o ano de 2050.
O programa consiste em oito valores corporativos iniciados com a letra “E” no original em inglês (Energia, Ecologia, Eficiência, Extensão, Economia, Emoção, Facilidade e Empoderamento). A empresa planeja concretizar esses valores por meio de iniciativas alinhadas aos propósitos e processos da Bridgestone, sendo a parceria com a Fórmula E uma delas.