Pular para o conteúdo

Fórmula E expande parceria com Google Cloud para ampliar aplicação de IA dentro e fora das pistas

Categoria de carros elétricos passará a contar com novas tecnologias para enriquecer transmissões e evoluir gestão e sustentabilidade

Google Cloud é dona dos naming rights do e-Prix de São Paulo da Fórmula E - Divulgação

A Fórmula E e o Google Cloud comunicaram a expansão de sua relação comercial, elevando a empresa de tecnologia ao status de parceira principal de Inteligência Artificial do campeonato de carros elétricos.

O novo acordo plurianual aprofunda a colaboração iniciada oficialmente em janeiro de 2025 e tem como objetivo a ampliar a aplicação de inteligência artificial em diferentes áreas da categoria, que incluem gestão esportiva e experiência do consumidor.

A base da renovação está na integração dos modelos Gemini, a IA do Google, ao ecossistema da Fórmula E. A estratégia visa acelerar o desempenho operacional e promover inovações técnicas.

“A integração dos recursos de IA do Google Cloud abrirá uma nova dimensão de otimização de desempenho em tempo real e tomada de decisões estratégicas, tanto para o Campeonato quanto para nossa audiência global de transmissão. Essa colaboração redefinirá a experiência dos fãs com nossas corridas e estabelecerá um novo padrão para a integração de tecnologia no esporte em todo o mundo”, disse Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.

Aplicações

Para evoluir a entrega aos fãs da categoria de carros elétricos da FIA, a tecnologia será aplicada para enriquecer as transmissões ao vivo. A categoria implementou um “Agente de Estratégia” que fornece dados, previsões e análises em tempo real sobre a dinâmica da corrida e o desempenho dos pilotos, buscando oferecer maior compreensão técnica ao espectador.

No âmbito corporativo e de sustentabilidade, a Fórmula E passará a utilizar o Google Workspace com Gemini para tornar processos internos mais ágeis. Entre as funcionalidades, está a simulação de estruturas e eventos com “gêmeos digitais”.

A ferramenta permite planejar a construção de instalações virtualmente, o que reduz a necessidade de visitas técnicas prévias e o transporte de equipamentos pesados, impactando diretamente na redução da pegada de carbono do campeonato.

“A Fórmula E é um centro de inovação, onde milissegundos podem definir o sucesso. Esta parceria ampliada é uma prova do poder da IA ​​e da análise de dados do Google Cloud, demonstrando como nossa tecnologia pode proporcionar uma vantagem competitiva nos cenários mais exigentes”, acrescentou Tara Brady, presidente do Google Cloud para Emea (Europa, Oriente Médio e África).

Parceria

A Google já era parceira oficial de tecnologias e segurança de nuvem da Fórmula E. Na última vez que ampliaram as relações, no início de 2025, a empresa norte-americana também ampliou a aplicação de ferramentas de gestão.

Além disso, no final do ano passado, a Google também se tornou dona dos naming rights o e-Prix de São Paulo 2025/2026, que abriu a temporada atual da categoria, em dezembro.