A Maserati continuará no Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E por pelo menos mais seis anos, prolongando a participação da montadora para a era Gen4, próxima geração de tecnologia da categoria, até a 16ª temporada, que será disputada em 2029/2030. De olho na sustentabilidade e apoiada pela Stellantis Motorsport, a marca aproveitará a plataforma Gen4 para dar prosseguimento no desenvolvimento de tecnologias de veículos elétricos que chegarão até os carros de rua.
Vale destacar que o carro Gen4, desenvolvido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e pela Fórmula E, estreará na 13ª temporada, em 2026/2027, com novas tecnologias como a regeneração de 700kW e potência de 600kW (815 cavalos). A Stellantis, por sua vez, permanecerá focada no desenvolvimento de trens de força de alta performance e com maior eficiência, não só para a equipe Maserati mas também para a DS Penske.
“Estamos extremamente orgulhosos por seguirmos em nosso compromisso com uma plataforma tão prestigiada e inovadora como a Fórmula E. Para esta marca, a ligação entre a pista e a estrada é inquebrável, e a evolução dos monopostos mostra as inúmeras possibilidades de desenvolvimento da mobilidade elétrica. Iremos continuar a desenvolver nossas principais tecnologias por meio das corridas do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E e transferi-las para a nossa gama 100% elétrica, que inclui agora o SUV Grecale Folgore, o icônico GranTurismo Folgore e o GranCabrio Folgore conversível”, afirmou Santo Ficili, diretor-executivo da Maserati.
“Estamos muito satisfeitos por anunciar o compromisso da Stellantis Motorsport com a Maserati na Gen4 da Fórmula E. Há mais de dez anos desenvolvemos grupos motopropulsores de elevada eficiência para DS Penske e Maserati, e continuaremos a trabalhar nestas tecnologias relevantes para a estrada em um campeonato tão competitivo e promissor como a Fórmula E. As condições de participação de outras marcas Stellantis serão definidas mais tarde”, disse Jean-Marc Finot, vice-presidente sênior da Stellantis Motorsport, referindo-se ao fato de que a empresa é dona de marcas como Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, Fiat, Jeep, Peugeot, Ram e da própria Maserati, entre outras.
“Estamos entusiasmados por confirmar o compromisso contínuo da Maserati com o Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, inscrevendo-se na era Gen4 juntamente da Stellantis Motorsport. Ambas têm sido uma parte valiosa do nosso campeonato e têm demonstrado desempenho notável na pista, ao mesmo tempo que impulsionam as tecnologias de veículos elétricos que beneficiam seus clientes nas ruas”, ressaltou Jeff Dodds, diretor-executivo da Fórmula E.
Com a confirmação da Maserati, agora já são cinco montadoras com equipes garantidas na Fórmula E pelo menos até 2030. A lista ainda conta com a japonesa Nissan, a alemã Porsche e as britânicas Jaguar e Lola.