Pular para o conteúdo

Brasil terá evento oficial da Fifa antes de Copa do Mundo 2027

País abriga uma das etapas da Fifa Series, com seleção feminina recebendo Canadá, Coreia do Sul e Zâmbia

Gianni Infantino, presidente da Fifa, anuncia o Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 - Reprodução

Gianni Infantino, presidente da Fifa, anuncia o Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 - Reprodução

A Fifa anunciou os locais e seleções participantes da segunda edição da Fifa Series, que terá uma de suas etapas femininas sendo disputada no Brasil. A seleção brasileira feminina irá receber Canadá, Coreia do Sul e Zâmbia na competição.

A etapa brasileira da Fifa Series não será um evento teste para a Copa do Mundo Feminina 2027, marcada para o Brasil. No entanto, pode ser utilizada para testar alguns aspectos de organização, estrutura, clima, logística e até para testar o grau de entusiasmo que a competição está despertando na torcida local.

O torneio amistoso será realizado de 7 a 18 de abril, em local a ser definido. Não necessariamente será em algum dos estádios selecionados para a Copa 2027, que pela primeira vez será realizada na América do Sul.

Maracanã (Rio de Janeiro), Mineirão (Belo Horizonte), Mané Garrincha (Brasília), Castelão (Fortaleza), Beira-Rio (Porto Alegre), Arena Pernambuco (Recife), Arena Fonte Nova (Salvador) e Neo Química Arena (São Paulo) serão as sedes dos jogos da Copa do Mundo Feminina 2027.

Boa parte dessas arenas será utilizada com jogos do Campeonato Brasileiro durante o período do Fifa Series. O Beira-Rio, por exemplo, abrigará um Grenal no dia 12 de abril. Na mesma data, o Maracanã terá um Fla-Flu, enquanto a Neo Químpica Arena será sede do clássico Corinthians x Palmeiras.

Criação

A Fifa Series foi criada em 2024 como forma de colocar em atividade seleções menos badaladas e com poucos recursos financeiros. Os jogos do masculino são realizados nas datas Fifa de março e abril. Será a primeira vez que haverá Fifa Series do feminino, com três torneios.

Além do Brasil, haverá disputas na Tailândia e na Costa do Marfim. Na Ásia, a seleção da casa recebe República Democrática do Congo, Nepal e uma seleção da Oceania. Já o país africano terá pela frente Mauritânia, Paquistão e Ilhas Turcas e Caicos.

Masculino

O masculino foi dividido em nove grupos, tendo Indonésia, Ruanda (duas chaves), Porto Rico, Uzbequistão, Azerbaijão, Austrália, Nova Zelândia e Cazaquistão como anfitriões.

A principal atração no masculino será a participação de Austrália, Cabo Verde, Curaçao, Nova Zelândia e Uzbequistão, todas seleções classificadas para a Copa do Mundo 2026, que será nos EUA, México e Canadá. Cabo Verde, Curaçao e Uzbequistão estreiam em Mundiais.