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Bundesliga Feminina se separa de DFB para criação de associação que controlará comercialização

Clubes indicaram que ação é consequência de novas exigências feitas pela federação alemã

Bayern de Munique e Frankfurt se enfrentam pela Bundesliga Feminina - Eva Dippold / FC Bayern

A Frauen Bundesliga, liga alemã de futebol feminino, anunciou que irá seguir com a criação de uma associação para supervisionar sua profissionalização e comercialização sem a DFB, a federação alemã de futebol.

Há algumas semanas, a Assembleia Geral da máxima do futebol alemão aprovou a alteração nos estatutos da competição para permitir a criação de uma joint venture entre os 14 clubes da Bundesliga Feminina e a entidade.

As equipes deveriam investir pelo menos € 700 milhões, enquanto a DFB aplicaria € 100 milhões em oito anos. Ambas as partes teriam 50% de participação na nova empresa.

Nos últimos dias, porém, os clubes se depararam com novas exigências da DFB. As equipes afirmaram que os pedidos da entidade extrapolaram o que havia sido colocado em consenso pelas partes.

“Nas discussões com a DFB, os pontos-chave já haviam sido acordados, o que tornou o questionamento dos pilares negociados neste momento ainda mais surpreendente para nós, clubes – especialmente porque os clubes investirão muito mais na Bundesliga Feminina”, disse Jan-Christian Dreesen, CEO do Bayern de Munique em comunicado.

Diversos outros dirigentes também se pronunciaram defendendo o movimento. A DFB, por sua vez, disse ter sido pega de surpresa pela decisão dos clubes, afirmando estar “comprometida em trabalhar com os clubes para promover a profissionalização do futebol feminino na Alemanha”.

Agora, a empresa que trabalhará para o desenvolvimento da Bundesliga Feminina e controlará seus ativos comerciais será lançada na quarta-feira (10), na Frankfurt Arena, sem a participação da DFB.