Pular para o conteúdo

Fifa anuncia Kynisca como parceira apresentadora da Copa dos Campeões Feminina 2026

Acordo com empresa de Michele Kang espera impulsionar visibilidade e desenvolvimento comercial do torneio

Kynisca, organização de Michele Kang, será parceira apresentadora da Copa dos Campeões Feminina da Fifa - Divulgação / Fifa

A Fifa anunciou, nesta quinta-feira (22), um acordo de patrocínio com a Kynisca para a primeira edição da Copa dos Campeões Feminina. A organização multiclubes liderada por Michele Kang será parceira apresentadora do Mundial de Clubes.

A partir do acordo, a organização espera ampliar a visibilidade das atletas e fomentar novas oportunidades comerciais para a modalidade ao redor do mundo. O torneio terá as fases decisivas disputadas em Londres, na Inglaterra, com as semifinais na próxima quarta-feira (28).

O acordo entre Fifa e Kynisca inclui exposição de marca nos estádios e o desenvolvimento de ações de conteúdo durante o evento.

“O lançamento da Copa dos Campeões Feminina é um passo importante para o futebol feminino de clubes em todo o mundo. A parceria com a Kynisca reforça nosso compromisso compartilhado em construir plataformas que mostrem o melhor do futebol feminino”, disse Jill Ellis, diretora de futebol da Fifa.

O Corinthians, atual campeão da Libertadores Feminina, está entre as equipes participantes e enfrentará o Gotham FC, da NWSL (Estados Unidos). Do outro lado da chave, estão Arsenal, campeão europeu, e Asfar, campeão africano.

“A edição inaugural da Copa dos Campeões Feminina representa um momento decisivo para o futebol feminino. A parceria com a Fifa reflete a crença da Kynisca no poder, potencial e apelo global do futebol feminino. Temos orgulho de apoiar um torneio que estabelecerá novos padrões de excelência e ambição”, comentou Michele Kang, proprietária da Kynisca.

Michele Kang

A empresária norte-americana de origem sul-coreana tem se consolidado como uma das investidoras mais influentes do esporte mundial nos últimos anos. Michele Kang é a principal artífice do primeiro modelo de gestão multiclubes dedicado exclusivamente ao futebol feminino, batizado de Kynisca.

O portfólio do grupo inclui o controle majoritário do Washington Spirit (NWSL), do Olympique Lyonnais Féminin (o Lyon, da França) e do London City Lionesses (da Inglaterra). A executiva, inclusive, encabeçou a pressão que culminou na saída de John Textor, dono do Botafogo, do Lyon.

Além da aquisição e da gestão de equipes, Michele Kang tem direcionado recursos significativos para a infraestrutura do esporte. Nos últimos anos, a executiva já anunciou doações que totalizam US$ 55 milhões para a U.S. Soccer (Federação de Futebol dos Estados Unidos).

O aporte, maior já feito por uma mulher à entidade, é destinado especificamente para pesquisas e inovações focadas na saúde e performance de atletas femininas, buscando preencher lacunas científicas no treinamento de mulheres no alto rendimento.

Vale lembrar que, em outubro do ano passado, a revista Forbes elegeu as 25 mulheres mais poderosas do esporte nos Estados Unidos. Michele Kang foi a quinta colocada da lista.