A proximidade do início da Copa do Mundo do Catar tem contribuído para elevar o interesse do público em relação aos jogos da seleção brasileira masculina de futebol. Isso fica evidente pelos números da audiência das partidas mais recentes do Brasil, em sua preparação para o Mundial.
Na última sexta-feira (23), o amistoso diante de Gana garantiu um crescimento de 67% na audiência da Globo, em relação à mesma faixa horária do período da tarde de um dia normal. O aumento geral propiciado pelo penúltimo amistoso do Brasil antes da Copa foi de oito pontos.
A Globo obteve 20 pontos de audiência com a vitória por 3 a 0 do Brasil sobre a seleção africana, com dois gols de Richarlison e um de Marquinhos. A partida também garantiu 45% de participação. Esse é o melhor índice alcançado por um amistoso desde setembro de 2019, em uma partida contra a Colômbia.
Bons números no Rio de Janeiro e São Paulo
No Rio de Janeiro, a audiência foi de 23 pontos, com 45% de participação. Isso equivale a um aumento de 64% (ou nove pontos) na mesma faixa horária, apesar de não conseguir bater os 30 pontos de média registrados no jogo contra a Colômbia, em 2019.
Em São Paulo, maior cidade do país, o amistoso do Brasil contra Gana teve média um pouco menor, de 17 pontos, e 39% de participação. Ainda assim, isso representa um crescimento de 55% (ou seis pontos) em relação à faixa horária. É também a audiência mais alta de um amistoso da seleção brasileira desde um duelo contra a Argentina, em novembro de 2019.
Nesta terça-feira (27), o time comandado por Tite fará seu último amistoso antes da Copa do Mundo, contra a Tunísia, às 15h30 (horário de Brasília), em Paris. O jogo terá transmissão da Globo, com narração de Galvão Bueno e comentários de Ana Thaís Matos e Júnior. O Sportv também exibirá a partida.