O Liverpool deixará de usar Nike a partir da temporada 2025/2026 e passará a ser patrocinado pela Adidas. O novo acordo do clube inglês com a marca alemã, revelado em abril deste ano, pode valer mais de £ 60 milhões (cerca de R$ 441 milhões, pela cotação atual) por ano.
De acordo com fontes da indústria, o contrato será moldado a partir das vendas de camisas e o desempenho da equipe dentro dos gramados. Ainda assim, os novos termos representariam uma melhora de condições em relação ao acertado com a Nike.
O atual contrato do Liverpool com a marca norte-americana foi assinado em 2020 e é avaliado em £ 30 milhões por temporada. Considerando-se o pagamento de royalties e bônus, o acordo poderia chegar a £ 50 milhões.
A Adidas já vestiu o Liverpool duas vezes, de 1985 a 1996 e de 2006 a 2012. Para fechar com o clube, a marca alemã superou Nike e Puma.
Ranking
Caso o acordo de £ 60 milhões por temporada se confirme, o Liverpool passaria a ter um dos seis maiores acordos de fornecimento de materiais esportivos da Premier League.
Manchester City, atual campeão da liga inglesa, Arsenal e Chelsea faturam valores entre £ 60 milhões e £ 65 milhões por temporada com seus acordos. Acredita-se que o Manchester United, também patrocinado pela Adidas, possui um acordo que pode alcançar £ 90 milhões.
Na temporada atual, a Adidas patrocina sete clubes da Premier League: Manchester United, Arsenal, Aston Villa, Fulham, Leicester, Newcastle e Nottingham Forest. A marca alemã também negocia com Brighton, Chelsea e Tottenham, além do Liverpool.