A Adidas comemorou, na última terça-feira (9), o aniversário de 50 anos de sua operação no Brasil. A data foi celebrada com uma grande festa em São Paulo (SP), que contou com a presença de parceiros comerciais da empresa, como donos de lojas e franqueados, além de embaixadores da marca, entre ex-jogadores e influenciadores digitais.
Marcaram presença no evento ex-jogadores como Kaká, Cafu, Velloso, Amaral e Zé Roberto, além de representantes mais ligados à moda, como a atriz e ex-BBB Jade Picon.
“Hoje é um dia muito especial. Comemorar 50 anos no Brasil é algo fantástico e não poderíamos comemorar sozinhos. Precisamos convidar nossos parceiros de vendas, franquias, clubes de futebol, atletas, influenciadores e fábricas. Temos um ecossistema conosco que permite impactar vidas”, afirmou Olivier Gianina, diretor geral da Adidas Brasil, em entrevista à Máquina do Esporte.
Liderança
A estratégia da Adidas para seu novo ciclo no Brasil é se tornar a marca de material esportivo com maior faturamento no país. Hoje, a empresa alemã está atrás da Nike, que conta como trunfo ser a fornecedora oficial da seleção brasileira de futebol.
Para desbancar a rival norte-americana, a Adidas aposta em popularizar a marca. A empresa lançará suas novas coleções nas áreas de futebol, running e lifestyle com preços mais competitivos, visando atrair um público mais popular para consumir a marca.
“Precisamos reconhecer que no Brasil existem muitos Brasis. Se quisermos ser uma marca relevante, precisamos falar com diferentes públicos e níveis de poder aquisitivo”
Olivier Gianina, diretor geral da Adidas Brasil
Assim, os lançamentos nos três principais segmentos da marca no país terão peças até 10% mais baratas do que os modelos atuais. Tudo visando ampliar as vendas e o faturamento, mesmo que o lucro por peça caia um pouco.
“Sabemos que o desafio de margem [de lucro] é relevante. Mas agora tomamos uma decisão forte. Fizemos a escolha de ter um tênis de running por menos de R$ 300. Da mesma forma para o futebol e para o lifestyle. Queremos ser a marca número 1 para todos os brasileiros, não só para um segmento [social]. A Adidas é uma marca mundial. Precisa falar com todos os consumidores”, contou o executivo francês.
Adizero e Predator
Além dos preços, a empresa quer ampliar as vendas com uma nova coleção de produtos, com cores vibrantes e chamativas, tanto no running como no futebol. Para o segmento de corrida de rua, a aposta é a nova geração da linha Adizero, que tem obtido sucesso nos pés de alguns dos principais corredores de longas distâncias do mundo.
“Quando falo de Adizero, falo de um produto de uma linha que ganhou nos últimos dois anos mais de 50% das Majors, as principais maratonas do mundo”, ressaltou Gianina.
No futebol, 2023 marca os 30 anos do lançamento da chuteira Predator, que terá modelos para vários tipos de campo, do gramado às quadras de futsal.
“O Kaká esteve conosco hoje e compartilhou sua história com a Predator. Falou da magia e de como a chuteira foi uma extensão de seu corpo. Acho que essa linha será uma das mais lindas da última década”, enfatizou o francês.
Lifestyle
Outro setor alvo de investimentos da marca no Brasil é as roupas para o dia a dia, com as novas linhas de tênis Gazelle e Samba atraindo a Geração Z com design ousado e cores vibrantes. Outra aposta é no aval de influenciadores digitais, hoje embaixadores da marca, que contam com milhões de seguidores nas redes sociais.
“Da mesma maneira que [o maratonista] Daniel Nascimento dá credibilidade no running, e Beckham, Zidane e Benzema passam credibilidade ao futebol, no lifestyle precisamos de ícones da moda, como Jenna Ortega e Jade Picon, para nos conectar com essa audiência de maneira diária nas plataformas digitais. Ajuda a dar credibilidade à marca com as novas gerações”, explicou Gianina.
Camisas
Por fim, a Adidas apresentou, em seu evento oficial, as novas camisas reservas dos cinco clubes da Série A do Brasileirão que têm contrato com a empresa de material esportivo: Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo, Internacional e São Paulo.
Durante o desfile, os organizadores pediram que imagens e vídeos dos novos modelos não fossem compartilhados pelo público presente em suas redes sociais. Isso porque as camisas ainda serão lançadas oficialmente ao longo do mês. O Flamengo, aliás, foi o primeiro clube a oficializar a nova peça, na última quarta-feira (10).
Alguns dos modelos secretos, porém, já vazaram nas redes sociais. A noite foi finalizada com um show do cantor Samuel Rosa, que usou a camisa reserva, branca, do Cruzeiro, seu time do coração. Muita gente aproveitou a proximidade com o ex-vocalista do Skank no palco para postar fotos e vídeos da apresentação.