Pela primeira vez na história, a Adidas lançará as terceiras camisas dos clubes em que é fornecedora sem o logotipo do patrocinador máster para vender para os torcedores. Segundo o site Footy Headlines, a camisa alternativa estará à venda a partir da próxima temporada.
Os patrocinadores, evidentemente, aparecerão nos uniformes que serão utilizados pelos times durante as partidas. Mas ficarão de fora da versão disponibilizada ao público.
Por enquanto, a iniciativa estará restrita a Arsenal, Bayern de Munique, Juventus, Manchester United e Real Madrid. A ideia da Adidas para essa mudança é que as camisas sejam desejadas pelo consumidor como itens de moda, além de uma vestimenta esportiva.
A aproximação entre o futebol e a moda tem aumentado nos últimos anos, com colaborações entre grifes, fabricantes de material esportivo e clubes de futebol se tornando mais frequentes. Algumas delas já se tornaram hype entre colecionadores. A estética do futebol também tem aparecido nos catálogos de grifes como Gucci, Balenciaga e Dolce & Gabbana.
Ideia da iniciativa
Logotipos de patrocinadores, feios, grandes, desconhecidos e, muitas vezes, sem obedecer às cores do uniforme do clube são considerados um obstáculo para que as marcas de material esportivo consigam vender camisas para torcedores nem tão fanáticos ou para aquele público que simplesmente se interessa por moda.
Com a mudança na peça de roupa, a ideia é a Adidas oferecer aos clientes uma camisa que seja 100% criação da marca, sem logotipos de terceiros e que representa a identidade do clube com quem tem contrato.
Um dos fatores que fizeram a Adidas decidir pela mudança foi o sucesso de vendas obtido com a camisa limpa do Boca Juniors neste ano. A equipe argentina terminou a temporada sem patrocinador em seu uniforme, já que o contrato com a Qatar Airways havia sido encerrado em junho.
Com os novos kits, é possível que a Adidas faça alguns ajustes para a venda ao público, como uso de novos tecidos e elementos de design diferentes do uniforme de jogo. Mas, por enquanto, isso é só especulação.