A rede de supermercados Assaí decidiu recorrer a ídolos do futebol brasileiro para reforçar o posicionamento feito pela marca no esporte, intitulado “Pensou Futebol, Pensou Assaí”, lançado neste ano, em que a empresa comemora 50 anos de atuação no Brasil.
Usando os seus estabelecimentos e apostando na reverberação das redes sociais, o Assaí realizou uma série de ações-surpresa com ex-jogadores de futebol e influenciadores em várias regiões do Brasil.
As ativações trouxeram nomes de referência do futebol brasileiro que estavam disfarçados com o uniforme de colaboradores do Assaí ou escondidos dentro das unidades para conhecer e tirar fotos com clientes. A iniciativa passou por cidades do Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste brasileiro e, nas redes sociais, acumula mais de 8 milhões de impressões e 250 mil interações até o momento.
Início em Belo Horizonte (MG)
A cidade de Belo Horizonte (MG) foi o ponto de partida para as ações de ativação, que foram conduzidas pela agência Alob Sports. Batizada de “Ídolo Atende”, a primeira ação contou com o ex-volante Leandro Donizete (Atlético Mineiro) e o ex-meia Alex (Cruzeiro).
Os dois se disfarçaram como atendentes e repositores no Assaí Minas Shopping, na capital mineira. Ao serem descobertos, posaram para fotos e conversaram com clientes, que relembraram momentos marcantes da carreira dos jogadores e apareceram no vídeo pós-campanha, divulgado nas redes sociais do influenciador Mateus Souza.
O Bruxo em Brasília (DF)
O segundo ponto de parada foi no Assaí Asa Norte, em Brasília (DF). Em grande estilo, Ronaldinho Gaúcho, ídolo do futebol nacional e internacional, duas vezes eleito o melhor jogador do mundo e pentacampeão pela seleção brasileira, além de vários títulos conquistados por Barcelona e Atlético-MG, protagonizou a campanha.
No dia 27 de julho de 2024, o craque interagiu com o público e colaboradores presentes à unidade do Assaí, em uma ação que foi registrada por câmeras escondidas e contou com a participação do influenciador Morais Silva, o “Brabo Gordinho”.
Outras ações com jogadores
Nos últimos anos, o Assaí Atacadista tem usado seus patrocínios para criar experiências imersivas e interativas com os torcedores em suas lojas. Com o “Tour da Taça”, em 2023, a marca percorreu mais de 8 mil quilômetros, levando troféus de campeonatos importantes para dez lojas em diversas regiões do Brasil.
Isso gerou um aumento médio de 30% no fluxo de clientes durante as ativações. Às ocasiões, as lojas foram decoradas com elementos do campeonato, como o pórtico e o túnel inflável, criando uma atmosfera que simulava a entrada dos jogadores em campo.
Além disso, o Assaí promoveu atividades como o desafio de “Chute ao Gol”, que distribuiu brindes aos participantes, e uma roleta premiada que ofereceu a mais de 60 torcedores uma experiência exclusiva em estádios, incluindo a chance de bater um pênalti.
As ações contaram com a participação de atletas e ex-atletas, como Túlio Maravilha, Deyverson, Edilson e Velloso, proporcionando aos clientes a oportunidade de conhecer alguns ídolos do futebol brasileiro.
Outras iniciativas
Para complementar as ações que fazem parte do novo posicionamento esportivo da marca, o “Pensou Futebol, Pensou Assaí”, o Assaí promoveu uma série de outras iniciativas menores para promover a marca como “Atacadista Oficial do Nosso Futebol”.
O Assaí ampliou de maneira expressiva a sua estratégia no futebol em 2024, com o apoio oficial à Copa do Brasil, à Série B do Campeonato Brasileiro e a 15 Estaduais de futebol masculino.
Além do futebol, a companhia anunciou o seu primeiro circuito de corridas próprio, que teve início em novembro, em Fortaleza (CE), com a prova no dia 3, seguirá com mais duas etapas neste mês de dezembro (Rio de Janeiro e São Paulo) e continuará até janeiro de 2025, em Belo Horizonte (MG) e Belém (PA).