Pular para o conteúdo

Adidas lança chuteira desenvolvida para o futebol feminino

F50 Sparkfusion foi criada com base no maior banco de dados da marca alemã sobre a anatomia do pé feminino

Adidas lançou uma chuteira desenvolvida para o futebol feminino - Divulgação / Adidas

A Adidas lançou uma chuteira desenvolvida especificamente para mulheres. O modelo, chamado F50 Sparkfusion, é o primeiro calçado de futebol desenvolvido pela marca especialmente para o futebol feminino de alto rendimento. 

O lançamento busca solucionar uma das dificuldades femininas no esporte: o desconforto causado pelas chuteiras unissex tradicionais. A peça foi desenvolvida a partir de pesquisas, escaneamentos e avaliações de atletas e clubes parceiros.

O modelo foi criado com base no maior banco de dados da Adidas sobre a anatomia do pé feminino. Jogadoras de destaque, como Trinity Rodman, Linda Caicedo, Jule Brand e Vicky Lopez, além de equipes como Arsenal, Real Madrid e Lyon, participaram diretamente do processo de criação e aprovação da chuteira.

Projetada para acompanhar a evolução do futebol feminino, a F50 Sparkfusion tem uma forma específica, desenvolvida com o objetivo de proporcionar um ajuste mais preciso no calcanhar, mediopé e antepé, para oferecer estabilidade e conforto em movimentações explosivas. A peça também conta com uma palmilha para dar suporte adicional ao arco do pé.

A sola, por sua vez, apresenta um novo arranjo de cravos, incluindo dois cravos extras posicionados para distribuir melhor a pressão e oferecer melhor desempenho em gramados naturais e sintéticos.

“Na Adidas, nosso compromisso é criar os melhores equipamentos esportivos para nossos atletas e comunidade. A F50 Sparkfusion é um exemplo disso: um produto desenvolvido a partir de dados, estudos e escuta ativa das atletas, para entregar o que o futebol feminino realmente precisa”, explicou Sam Handy, gerente-geral da Adidas Football.

F50 Sparkfusion tem uma forma específica e palmilha para dar suporte adicional ao arco do pé – Divulgação / Adidas

Aprovação

Durante os testes, jogadoras relataram ganhos de performance em exercícios de agilidade quando calçavam o novo modelo, em comparação aos modelos unissex. 

“Foi muito especial participar desse processo e contribuir para algo que faz a diferença para o futuro do futebol feminino”, disse Trinity Rodman, jogadora da seleção dos EUA que atua pelo Washington Spirit, da MLS. 

“Trabalhar de perto com o time da Adidas e colaborar desde o início me permitiu trazer avaliações reais e criar um produto que melhora a experiência de todas as atletas”, acrescentou Linda Caicedo, jovem colombiana do Real Madrid.

Na campanha de lançamento no Brasil, a atacante Cristiane Rozeira, do Flamengo, teve participação, assim como a jovem Giovanna Waksman, que atualmente joga nos Estados Unidos.

Visualmente, o modelo é majoritariamente roxo, com detalhes em verde-neon e gráficos tonais no cabedal. As três listras características da marca aparecem em verde-neon na lateral externa.

A F50 Sparkfusion já está disponível em versões de cano médio, cano baixo e sem cadarço no site da Adidas Brasil.