Adidas pede paz em cirílico na bola da final da Champions League

A Adidas apresentou, nesta terça-feira (24), a bola que será usada na final da temporada 2021/2022 da Champions League. Liverpool e Real Madrid entrarão no Stade de France, em Paris, no próximo sábado (28), às 16h, para definir o campeão do principal torneio de clubes do mundo.

A marca alemã aproveitará a ampla visibilidade da partida em todo o mundo para transmitir uma mensagem simples de paz. Para isso, a bola conta com um design minimalista e carrega uma inscrição em alfabeto cirílico, “мир”, que pode ser traduzida como “paz”. O cirílico é um sistema alfabético de escrita utilizado atualmente para representar a língua russa, além de várias outras na Europa Oriental e na Ásia Central. Logo abaixo, aparece a palavra “peace“, que também significa “paz“, mas em inglês.

Com a inscrição, a marca faz menção à guerra na Ucrânia, país que foi invadido por tropas russas no último dia 24 de fevereiro. Vale lembrar que a final da atual temporada da Champions League seria disputada em São Petersburgo, na Rússia, mas foi transferida para Paris, na França, por decisão da UEFA.  

“Ao longo de sua história, o amor pelo jogo uniu pessoas de todo o mundo por meio de um objeto simples, uma bola de futebol. Estamos mais do que nunca energizados para apoiar os incríveis jogadores e clubes, que estão buscando a evolução do jogo e do mundo, principalmente nos níveis de base”, disse Gonzalo Calvo, diretor global de comunicação de marcas, comunidades e cultura da Adidas.

A bola também apresenta painéis brancos puros para simbolizar trégua e unidade. Para a Adidas, “todos esses desejos, unidos à esperança e o pertencimento, serão passados de jogador para jogador até os lugares mais distantes do mundo”.

De acordo com a marca, a bola da final não terá réplicas disponíveis para venda, e a que for usada em campo será leiloada após o jogo. Os lucros serão destinados para a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), com o objetivo de ajudar a proteger os refugiados que lidam com conflitos e perseguições.   

Para ativar o patrocínio à competição, um dia antes da final, na sexta-feira (27), a Adidas promoverá o Grand Paris Finale 2022, uma experiência que acontecerá no Parque de Diversões Zinedine Zidane, em Saint-Denis, e contará com um campo exclusivo da UEFA Champions League criado pela marca. No local, será realizado um torneio de futebol de base com oito equipes parisienses, cada uma representando um bairro da Grande Paris.

A empresa considera que este será o início de um legado projetado para apoiar as comunidades de futebol de base da capital francesa, oferecendo um lugar para jogar, melhorando assim a visibilidade e o acesso ao jogo em todos os níveis. Além da reforma do parque, a marca ainda divulgou que será apoiadora da Saint-Denis Sport Academy e da sua fundadora, Yssa Dembélé, a quem a Adidas entregará o espaço após a reforma, como parte da iniciativa de apoio à comunidade.

“A regeneração do Parque Zinedine Zidane pela Adidas será um divisor de águas para centenas de crianças, jogadores de base e equipes da região. Criar espaços como esses significa muito mais para os locais do que apenas um lugar para brincar. Eles oferecem um lugar para que as pessoas se sintam seguras, acolhidas, como se fossem parte de uma comunidade mais ampla“, resumiu Yssa Dembélé, fundadora da Saint-Denis Sport Academy.

Sair da versão mobile