A Adidas assinou, nesta quarta-feira (22), uma ampliação do acordo de patrocínio com a Major League Soccer (MLS) até 2030. O contrato anterior, iniciado em 2017, seria encerrado em 2024 e foi fechado por US$ 700 milhões. De acordo com a imprensa norte-americana, os seis anos de renovação foram fechados por US$ 830 milhões.
Com isso, a marca alemã permanecerá como fornecedora da bola oficial e dos uniformes, tanto de jogo como de treino, das 29 franquias que disputam o torneio. Trata-se do maior investimento da Adidas no futebol norte-americano até o momento. A empresa é parceira da MLS desde 2004.
Segundo o site britânico SportsPro Media, marca e torneio aproveitarão o novo contrato para trabalhar em conjunto em iniciativas e investimentos voltados para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos e também no Canadá e no México. A Adidas é parceira da Fifa na principal competição de futebol do mundo desde 1970.
Vale destacar que, à medida que a Copa do Mundo se aproxima, a MLS vem experimentando um crescimento comercial significativo. Recentemente, o atual campeão Los Angeles FC tornou-se o primeiro clube da competição a alcançar US$ 1 bilhão em valor de mercado, de acordo com a revista Forbes. A avaliação média das franquias da MLS, por sua vez, aumentou 85% desde 2019, antes da pandemia de Covid-19, e chegou a US$ 579 milhões.
Para a temporada 2023, que terá início no próximo sábado (25), o torneio estreará um acordo histórico de US$ 2,5 bilhões com a Apple, que foi fechado por dez anos. A gigante da tecnologia terá exclusividade da competição no segmento de streaming e poderá exibir todas as partidas, de todas as temporadas envolvidas no contrato (de 2023 a 2032), a qualquer assinante no mundo.