Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Vai dar ruim

AFA anuncia Binance, mas pode terminar processada pela Socios.com

Acordo, que seria o maior patrocínio da entidade argentina, pode terminar em briga na Justiça

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 25/01/2022, às 19h19 - Atualizado às 19h23

Binance foi anunciada como patrocinadora global da Associação Argentina de Futebol (AFA) nesta terça-feira (25) - Divulgação
Binance foi anunciada como patrocinadora global da Associação Argentina de Futebol (AFA) nesta terça-feira (25) - Divulgação

A Associação Argentina de Futebol (AFA) anunciou, nesta terça-feira (25), uma parceria de cinco anos com a Binance, que fará com que a plataforma de troca de criptomoedas se torne o principal patrocinador global dos times nacionais de futebol do país.

O problema é que o acordo, que também inclui os direitos de naming rights da primeira divisão argentina e a designação da empresa como o token oficial de torcedor da AFA, pode gerar um processo na Justiça argentina contra a entidade que comanda o futebol argentino.

A empresa rival de criptomoeda Chiliz, dona da plataforma Socios.com, já havia assinado no ano passado um acordo com a AFA para dar nome à primeira divisão argentina, que na temporada 2021/2022 é chamada de “Torneo Socios.com”.

[Colocar ALT]
Socios.com dá o nome para Primeira Divisão argentina

Assim que o negócio com a Binance foi confirmado pela AFA, a Chiliz disse que tomará medidas legais contra o órgão nacional de futebol argentino que, segundo ela, provocou uma “quebra flagrante de contrato”.

“Estamos chocados com a declaração tornada pública hoje pela AFA, anunciando um acordo para conceder os direitos que legalmente nos correspondem, a outro provedor. Faremos tudo ao nosso alcance para evitá-lo e proteger os direitos dos fãs que adquiriram os fan tokens $ARG”, disse a Chiliz, em comunicado ao site Crypto Noticias.

O acordo da AFA com a Binance é a primeira parceria global da empresa de criptomoeda com uma entidade nacional de futebol. A plataforma tem investido cada vez mais no futebol sul-americano. Recentemente, anunciou patrocínio ao Santos e ao Paulistão, além de um acordo com a Copa do Nordeste para emissão de fan tokens.

“O acordo com a Binance atende a todas as condições que buscamos. Uma marca global líder em seu campo, inovadora e com visão de criar ativos digitais”, disse Claudio Tapia, presidente da AFA, ao comunicar o acordo.

Para a empresa de criptomoedas, o acordo tem como objetivo apresentar esse universo para o torcedor.

“Futebol e criptomoedas são vida na Argentina, então faz sentido que a Binance faça parceria com a AFA. Através deste acordo, esperamos apoiar o futebol argentino em todos os níveis e apresentar a Binance, o mundo das criptomoedas e o blockchain para os fãs de futebol em todo o país e no mundo”, afirmou em nota He Yi, cofundador e diretor de marketing da Binance.