AFA faz parceria com Upland para lançamento de colecionáveis digitais do futebol argentino

A Associação Argentina de Futebol (AFA) e a plataforma de blockchain Upland, assinaram, nesta sexta-feira (23), um contrato de licença oficial para incluir a primeira divisão do futebol argentino no metaverso. O acordo terá prazo inicial de duração de quatro anos.

Com mais de 3 milhões de usuários cadastrados no mundo, a Upland construiu um ecossistema para conectar fãs de futebol, colecionadores de ativos digitais e jogadores profissionais em sua rede virtual.

“Estamos muito felizes em apresentar este novo acordo comercial com a Upland. A Liga Profissional há muito espera por oportunidades de aproveitar as tecnologias emergentes para aprimorar a experiência dos torcedores”, destacou Claudio Fabian Tapia, presidente da AFA.

“Esse acordo nos permite fazer parceria com os melhores criadores de tecnologia e novos produtos digitais e, assim, gerar uma nova fonte de renda para todos os clubes participantes”, acrescentou o dirigente.

Colecionáveis digitais

Além de atuar no mercado oficial de compra e venda de terrenos e outras propriedades virtuais, a plataforma lançará um conjunto de colecionáveis digitais do futebol argentino: times, jogadores, ingressos, vídeos de lances memoráveis e momentos históricos dos clubes, entre outros ativos.

“Com a AFA, podemos oferecer mais oportunidades do que nunca aos torcedores argentinos novos e antigos”

Dirk Lueth, cofundador e coCEO da Upland

“Queremos capacitá-los com o verdadeiro significado de Web3, que é focada na comunidade e no empreendedor, permitindo que os torcedores contribuam com ideias e criações e mostrem o orgulho de interagir com seus times por esses novos caminhos”, completou o executivo.

Fonte de receita

Com o acordo, AFA, Liga de Futebol Profissional e os principais clubes do país buscam gerar novas fontes de receitas e atrair novos fãs, sejam jogadores de Upland espalhados pelo mundo, entusiastas da Web3 ou colecionadores de bens digitais.

“É muito importante para nós continuarmos a gerar novas fontes de receitas para a AFA e para a liga”, analisou Leandro Petersen, diretor comercial e de marketing da AFA.

“Continuamos com o processo de expansão iniciado e desenvolvemos produtos digitais que aumentam a presença do futebol argentino no mundo. Com esse acordo com a Upland, estamos alcançando um grande objetivo para a primeira divisão argentina de futebol”, acrescentou.

Vale lembrar que, além do Campeonato Argentino, a Upland já firmou parceria com a Fifa (Copa do Mundo do Catar) e com o Porto, de Portugal.

Sair da versão mobile