Ainda sob o efeito Neymar, o Santos liderou, pelo quinto mês seguido, o número de novas inscrições no Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, do Ibope Repucom. O clube da Vila Belmiro obteve 243 mil novos seguidores em suas contas oficiais nas cinco principais redes sociais. Os resultados em campo, porém, estão bem abaixo do esperado.
O TikTok foi o responsável por 200 mil novos seguidores, o que representa 82% do resultado do clube no mês. No Instagram, houve um aumento de 44 mil inscritos na base de fãs.
Um dos trunfos apontados pelo instituto para a manutenção do bom desempenho foi o lançamento da nova camisa azul, usada por Neymar quando deixou o Santos pela primeira vez.
Em campo, porém, o desempenho do atacante tem sido bem abaixo do esperado. O craque atuou em apenas 12 jogos, tendo marcado 3 gols e dado 3 assistências. O clube foi eliminado pelo Corinthians na semifinal do Campeonato Paulista. E, na Copa do Brasil, caiu diante do CRB, time da Série B, ainda na 3ª fase.
Situação pior, porém, o Santos vive no Campeonato Brasileiro, em que ocupa a 18ª colocação, com 8 pontos em 11 jogos. Na última partida, diante de sua torcida, perdeu para o Botafogo por 1 a 0. O gol do Glorioso aconteceu após a expulsão de Neymar em um lance bobo, em que ele colocou a mão na bola para fazer um gol, sendo flagrado pelo VAR.
Ainda sem definição se renovará contrato com o Santos, a derrota com direito a expulsão pode ter sido a última partida de Neymar com a equipe. O acordo atual vence em 30 de junho.

Crescimentos
Além do Santos, que ocupa a quarta posição geral no ranking do Ibope Repucom, Flamengo, Corinthians, Cruzeiro e Remo também tiveram bom desempenho no mês passado.
Junto do Peixe, esses clubes ganharam 905 mil inscritos ou 84% da base total de inscrições dos 50 times monitorados pelo ranking.
O Flamengo, atual líder do Brasileirão, acumulou mais de 242 mil novas inscrições no combinado de suas mídias digitais. O destaque do time rubro-negro foi o Instagram, que somou 108 mil novos seguidores, o maior resultado da plataforma no mês, seguido pelo TikTok, com 100 mil, e o YouTube, com 40 mil.
O Corinthians conquistou o terceiro maior crescimento de maio, ganhando 208 mil novos inscritos. O TikTok foi a plataforma em que o time paulista mais se destacou, com 100 mil adesões. O Instagram veio na sequência, com um aumento de 98 mil seguidores, o que possibilitou alcançar a marca de 14 milhões de inscritos na plataforma.
O Cruzeiro, atual vice-líder do Campeonato Brasileiro, obteve o quarto maior resultado do mês, com um aumento de 147 mil seguidores. Desse montante, 44 mil novas inscrições vieram do Instagram.
Mas o maior ganho do time mineiro foi no TikTok, com crescimento de 100 mil inscritos, o maior resultado do ano para o clube na plataforma. O número representou um incremento de 8% na base digital cruzeirense no TikTok apenas em maio.
O Remo, campeão paraense em 2025 e de volta à Série B do Brasileirão, fez sua estreia entre os melhores resultados mensais ao somar 64 mil novas inscrições. Este foi o segundo maior resultado do clube na série histórica do estudo, atrás apenas de abril de 2023, quando contabilizou 78 mil novos inscritos.
O Instagram foi responsável por 63% de todo o desempenho do Leão Azul no último mês, com 41 mil novos inscritos. Vale destacar que este foi o maior resultado do clube na plataforma e representa 45% dos ganhos do Remo no Instagram em 2025.
Outros destaques
Outro Leão, o Avaí, atingiu a marca de 1 milhão de inscrições no total de seus perfis oficiais e se tornou o 29º clube de futebol brasileiro a contar com um base digital superior a 1 milhão de inscrições nas mídias digitais.
O número é relevante, pois representa quase o dobro da população de Florianópolis (SC), cidade-sede do clube (537.211 habitantes, segundo o censo de 2022).
Outros destaques do mês foram o Bahia, com crescimento de 36 mil na base digital; o Red Bull Bragantino, com aumento de 51 mil; o Santa Cruz, com incremento de 25 mil; e a Portuguesa, que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro e viu a adesão de 7 mil novos seguidores em suas redes.
O Tricolor de Aço agora figura na 14ª posição, com folga de 10 mil inscrições sobre o Sport, lanterna do Brasileirão e 15º colocado do ranking.
O Red Bull Bragantino chegou ao 21º lugar, com 16 mil seguidores a mais que o Paysandu, 22º colocado. Já o Santa Cruz subiu da 24ª para a 23ª posição, e a Portuguesa saiu do 35º para o 34º lugar.