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Ale Combustíveis insere futebol em estratégia de regionalização para atrair consumidores

Companhia está entre as patrocinadoras de Atlético-MG e Goiás, clubes de regiões-chave de atuação

Ale Combustíveis está exposta nos uniformes do Atlético-MG - Pedro Melo/ Atlético-MG

A Ale Combustíveis coleciona parcerias no futebol brasileiro, mas, em 2025, tem acordos apenas com Atlético-MG e Goiás. Os clubes foram escolhidos para se encaixar na estratégia de regionalização adotada pela companhia.

Depois de nutrir parcerias com equipes e competições de outras regiões do país, a empresa repensou o plano de marketing para poder estar mais presente nas regiões em que possui maior atuação.

“A Ale sempre gostou de ter o futebol e o esporte, na verdade, como uma alavanca de mídia para comunicar nossa marca, comunicar com os consumidores, ativar os vendedores também, que é um público importante para a gente”, disse Diego Pires, diretor de marketing da Ale Combustíveis, à Máquina do Esporte.

A Ale Combustíveis atua no modelo “B2B2C”, em que comercializa produtos e serviços para terceiros que, estes sim, vendem ao consumidor final. Sendo assim, a estratégia tem como objetivo também potencializar as vendas dos donos de postos.

“Por isso o regionalismo. Por isso temos que trazer esse marketing cada vez mais para a realidade daquele revendedor, do consumidor naquela região, que é foco nosso de atuação. É para ajudá-lo a potencializar o negócio dele naquela região”, contou o executivo.

Ativações

Apesar de estar nos uniformes utilizados pelo Atlético-MG, na Série A do Brasileirão 2025, e do Goiás, na Série B, a Ale Combustíveis entende que os patrocínios devem extrapolar a mera exposição.

“Também buscamos criar um espaço de relacionamento, em que podemos levar os nossos vendedores e potenciais clientes para terem contato com a marca e com a alta gestão da companhia”, apontou o diretor de marketing.

A marca, então, aposta em ativações que aproveitam o momento do jogo. No estádio, promove iniciativas que incluem brindes e outras formas de contato com torcedores que frequentam as partidas. 

Fora dos estádios, a Ale tem programadas algumas ativações com consumidores diretamente nos postos de combustível. Com essa estratégia, a marca reforça aspectos importantes de seu produto.

“Dentro da dinâmica do setor de combustível, vendemos uma commodity. As companhias se diferenciam nas fórmulas privadas, nos aditivados. No nosso caso, é o combustível Energy. Levar o consumidor para o posto para conhecer esse produto é interessante também”, exaltou Pires.

Digital

Antes de Atlético-MG e Goiás, a Ale Combustíveis já foi patrocinadora de Corinthians, Botafogo, Vasco, Flamengo e Cruzeiro, entre outros. Com essas experiências, a companhia percebeu a importância crescente da presença no ambiente digital.

Com isso, a marca baseia a estratégia também em ativações nas redes sociais e procura aproveitar as plataformas digitais para se aproximar dos potenciais clientes a partir da paixão pelos clubes.

“A rede social criou essa oportunidade e isso é interessante. Se você souber usar de uma forma sadia e inteligente, você consegue atrair para o negócio esse público, que, dada essa paixão, pode ir até nosso ambiente e ter contato com nossos produtos e serviços”, avaliou o executivo.

Futuro

Os patrocínios a Atlético-MG e Goiás poderão não ser os únicos mantidos pela Ale Combustíveis. Para 2026, a companhia avalia a possibilidade de ampliar a presença no futebol.

“Temos um de marketing já que está sendo preparado para o ano que vem. Não posso revelar muita coisa, ainda está em discussão e aprovação interna, mas em breve teremos novidades”, concluiu Diego Pires, diretor de marketing da Ale Combustíveis.