Alemanha rompe parceria de mais de 70 anos com Adidas e assina com Nike a partir de 2027

Antonio Rüdiger, Thomas Müller e Manuel Neuer posam com o uniforme da Alemanha para a Euro 2024 - Divulgação / Adidas

A Federação Alemã de Futebol (DFB) anunciou o fim do contrato com a Adidas para o fornecimento de material esportivo e, a partir de 2027, será vestida pela Nike, que pagará € 100 milhões por ano. O revés da empresa das três listras é enorme por perder o acordo com a seleção do país-sede da marca, cujo escritório central fica na pequena cidade de Herzogenaurach (a 23km de Nuremberg), na parte sul da Alemanha.

Não bastasse isso, a Adidas era parceira da seleção alemã desde 1954. Ou seja, em 2027 será finalizada uma relação de 73 anos. Trata-se de um dos contratos mais longevos da história do esporte mundial, que, atualmente, paga € 50 milhões à equipe, metade do acordado com a Nike.

A Adidas se despedirá da camisa da Alemanha na Copa do Mundo de 2026, que será disputada justamente nos Estados Unidos, além de Canadá e México. A empresa lançou as novas camisas titular e reserva da Alemanha na semana passada.

“Até dezembro de 2026, faremos tudo o que pudermos para alcançar o sucesso compartilhado com nosso parceiro atual e de longa data, a Adidas, a quem o futebol alemão deve muito há mais de sete décadas”, afirmou Bernd Neuendorf, presidente da Federação Alemã.

O dirigente, porém, já elogiou a futura fornecedora de material esportivo, com quem a entidade assinou um acordo válido por sete anos.

“Estamos ansiosos por trabalhar com a Nike pela confiança depositada em nós. A futura parceria permitirá à DFB continuar a realizar tarefas fundamentais na próxima década, com vista ao desenvolvimento abrangente do futebol na Alemanha”

Bernd Neuendorf, presidente da Federação Alemã de Futebol

Concorrência

Segundo a DFB, a escolha do novo fornecedor de material esportivo foi feita após uma concorrência aberta com todas as marcas do mercado.

“A Nike fez de longe a melhor oferta econômica e também convenceu com a sua visão de conteúdo, que também representa um compromisso claro com a promoção de desportos amadores e populares, bem como o desenvolvimento sustentável do futebol feminino na Alemanha”, destacou Holger Blask, presidente do Conselho de Administração da DFB.

Segundo a entidade, a licitação foi transparente e não houve favorecimento de nenhuma marca, nem da Adidas, parceira de tantos anos.

“Estamos felizes por poder olhar novamente para um futuro economicamente estável como federação, graças ao contrato assinado com a Nike”, disse Stephan Grunwald, tesoureiro da DFB.

Retrospecto

Durante os 73 anos em que a Adidas foi fornecedora da Alemanha, o país tornou-se uma das potências mundiais do futebol, tendo conquistado o título mundial em 1954, 1974, 1990 e 2014. O país também foi vice-campeão em 1966, 1982, 1986 e 2002. Na edição da Copa do Mundo disputada na Coreia do Sul e no Japão, perdeu a Taça Fifa justamente para o Brasil, de Ronaldo e Rivaldo.

Em compensação, em 2014, em plena edição do Mundial realizada em solo brasileiro, impôs à seleção de Felipão sua maior derrota da história. Na semifinal do torneio, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG), estabeleceu um impiedoso 7 a 1, antes de conquistar o título sobre a Argentina.

Nas duas últimas edições da Copa do Mundo, porém, o time alemão não passou da fase de grupos (Rússia 2018 e Catar 2022).

Na Euro, a Alemanha foi tricampeã com as três listras na camisa em 1972, 1980 e 1996. O time também chegou a outras três finais (1976, 1992 e 2008), sendo semifinalista em mais três oportunidades (1988, 2012 e 2016).

No feminino, a seleção alemã ostenta dois títulos no currículo: 2003 e 2007. O time também foi campeão olímpico no Rio de Janeiro 2016. Por fim, a Alemanha também foi oito vezes campeã europeia (1989, 1991, 1995, 1997, 2001, 2005, 2009 e 2013), sempre de Adidas.

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