O Allianz Parque completa, nesta terça-feira (19), dez anos de história como a casa do Palmeiras. Nesse período, o clube paulista mandou no local 308 partidas (sendo 57 sem público durante a pandemia). A arena atraiu 8.076.894 de torcedores (média de 32.179 por jogo), gerando uma renda de R$ 573.031.829,08 ao time alviverde.
O retrospecto é positivo esportivamente falando: nos 308 jogos, foram 205 vitórias, 60 empates e 43 derrotas. Os 73% de aproveitamento no estádio é superior ao obtido pelo Botafogo, líder do Brasileirão 2024 (68,7%). O time marcou 587 gols (média de 1,9 por jogo) e sofreu 227 (0,73 por partida).
A inauguração do estádio foi acompanhada pela melhoria do desempenho esportivo do Palmeiras, que nesse período conquistou nove títulos em finais ou jogos decisivos no Allianz Parque: Campeonato Brasileiro (2016 e 2022), Copa do Brasil (2015 e 2020), Campeonato Paulista (2020, 2022, 2023 e 2024) e Recopa Sul-Americana (2022).
Espaço muiltiuso
Mas não foi só em eventos esportivos que a arena palmeirense se destacou nesse período. No total, segundo a administradora do estádio, foram 1.726 eventos no espaço, incluido 230 shows de nomes importantes da música brasileira e internacional, como Elton John, Coldplay, Taylor Swift, Andrea Bocelli, Justin Bieber, Metallica, Roberto Carlos, Sandy & Junior e Ivete Sangalo.
O espaço para shows foi inaugurado por Paul McCartney, no dia 25 de novembro de 2014. Dez anos depois, o ex-Beatle voltou ao Allianz Parque para apresentações no mês passado. Somando-se jogos e espetáculos em geral, a arena já atraiu 14,5 milhões de espectadores. Ou seja, 44,3% do público que frequentou o estádio nesses dez anos não foi para ver futebol.
Eventos
A arena também sediou eventos corporativos, convenções e transmissões de torneios de e-Sports. O espaço também possui outras instalações, ficando ativo durante a semana, com três restaurantes, coworking, barbearia, sala de troféus, tour guiado e loja oficial do clube.
Além de jogos e shows, foram realizados 663 eventos corporativos e 218 festas de aniversário nesse período. Outra atração desenvolvida no local foi o Allianz Parque Tour, visita guiada pelo estádio, que atraiu mais de 500 mil visitantes em 1.840 dias abertos, desde a inauguração em junho de 2017.
“O impacto socioeconômico gerado por esses eventos foi significativo, com R$ 3,8 bilhões injetados na economia da cidade de São Paulo em 2023, representando 0,5% do PIB [Produto Interno Bruto] municipal de 2020”, afirmou a Real Arenas, empresa da WTorre e gestora do estádio.
Patrocínios
A visibilidade atraiu as marcas para se tornarem patrocinadoras, fornecedoras ou produtos oficiais do estádio. Em 2023, a gestão da arena chegou a 13 patrocínios, recorde até o momento. Entre as marcas parceiras estão Coca-Cola/Femsa, que assumiu a exclusividade no fornecimento de bebidas.
Outras marcas renovaram acordos comerciais, como Seara, Motorola e Rochinha Sorvetes. Já Galera.bet, Dahua Technology, Prevent Senior, Banco Pan e Heineken estão com contratos em vigor. Aiwa, Hellmann’s e Pepsico são recém-chegadas.
O estádio possui 101 funcionários e cerca de 300 terceirizados para manter as operações. Só em 2023, considerando-se todas as atividades realizadas no espaço, houve 95 mil posições de trabalho diretas ou indiretas.