O América Mineiro decidiu fazer uma ação social em meio à crescente escalada de violência em torno do futebol brasileiro. Nesta quinta-feira (21), na Arena Independência, quando o time enfrentar o Palmeiras pela 18ª rodada do Brasileirão, os atletas americanos usarão uma camisa inédita em campo.
Os atletas vestirão um modelo especial de uniforme, inteiramente na cor branca, num pedido por paz nos estádios. A ação também terá o apoio dos patrocinadores do clube, que adaptaram as cores da logomarca para ficarem no mesmo tom do uniforme. Na gola, a camisa carrega um patch personalizado escrito “Peace”.
A ação foi concebida pela agência End to End e “abraçada” pelo clube e pela Volt Sport, fornecedora de material esportivo do América.
“É de extrema importância o América levantar esta bandeira. Temos visto muitas cenas lamentáveis em estádios no Brasil e no mundo e isso é inadmissível. O espetáculo futebol vem ficando em segundo plano com tantas imagens de violência e isso precisa acabar. O América já vem realizando um trabalho de conscientização, e ações como esta precisam ser cada vez mais frequentes, para que possamos ir ao estádio com nossas famílias, sem medo. A rivalidade precisa ficar em campo. Nas arquibancadas queremos ver as festas realizadas pelas torcidas. Isso é o futebol”, disse Dower Araújo, superintendente do América.
Para Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt, o projeto amplia a exposição da marca da empresa até para o exterior.
“Com o retorno dos torcedores aos estádios, observamos o crescimento da violência nas arquibancadas e nos arredores das arenas. Sabemos a força social do América. As partidas da Série A são transmitidas para todo território nacional e diversos países do exterior, o que impulsiona ainda mais a mensagem, demonstrando união entre a Volt, o América e os patrocinadores pela paz no futebol”.
“Essa camisa é a materialização de um pedido de paz no futebol e uma torcida para que os casos recentes de agressão possam parar de uma vez por todas. Estamos muito felizes em conseguir executar um projeto que visa uma causa tão nobre junto com o América e com a Volt”, completou Bruno Brum, CMO da End to End.
As camisas usadas pelos atletas serão leiloadas, com o valor arrecadado revertido para a promoção da pazbreve. O leilão será realizado por uma plataforma específica, em que o torcedor pode escolher o uniforme usado pelo atleta e dar o lance para comprá-lo. As camisas serão entregues com autógrafo dos jogadores. Os modelos também serão vendidos nas lojas oficiais do clube a partir de sexta-feira (22). O novo manto terá valores a partir de R$ 229,90.