Pular para o conteúdo

Amstel revisita comercial da Amanco para falar de futebol e rivalidade

Ao recorrer a uma peça de uma empresa de outro segmento, marca de cerveja se beneficia da familiaridade imediata da "piada interna", sem ter o perigo de ser considerada "apropriadora"

Propaganda da Amstel deu um novo olhar para uma publicidade da Amanco, que ficou conhecida em 2009 - Reprodução / YouTube (@AmstelBrasil)

A Amstel encontrou na final da Libertadores 2025 um atalho para entrar na conversa por fazer referência a um dos comerciais mais lembrados da publicidade brasileira, o clássico da Amanco, de 2009, que explorava a rivalidade entre brasileiros e argentinos em torno dos títulos por seleções e clubes, em competições continentais. À época, os argentinos se orgulhavam de ter mais títulos de Libertadores que o resto do continente, o que mudou no último final de semana com o quarto título do Flamengo.

Comercial da Amanco de 2009 – Reprodução / YouTube

A ideia, criada pela The Live Agency, foi reaproveitar uma piada já conhecida, adaptada ao novo contexto. Sem grandes reviravoltas criativas, a campanha se sustenta justamente por recorrer a uma referência que boa parte do público reconhece, o que reduz a necessidade de explicação e acelera o entendimento da mensagem.

Comercial da Amstel de 2025 – Reprodução / YouTube

A ação também chama atenção por um aspecto incomum no mercado: marcas raramente fazem referência direta a campanhas de outras empresas (o mais comum é usarem campanhas próprias relembradas). Ao recorrer a uma peça de uma empresa de outro segmento, porém, a Amstel se beneficia da familiaridade imediata da “piada interna”, sem ter o perigo de ser considerada “apropriadora”.

A escolha também ajuda a reforçar a associação da marca com o território do futebol sul-americano, não ficando apenas no corte comercial da competição que a Amstel patrocina desde 2017.

O conteúdo desta publicação foi retirado da newsletter semanal Engrenagem da Máquina, da Máquina do Esporte, feita para profissionais do mercado, marcas e agências. Para receber mais análises deste tipo, além de casos do mercado, indicações de eventos, empregos e mais, inscreva-se gratuitamente por meio deste link. A Engrenagem conta com uma nova edição todas as quintas-feiras, às 9h09.