Após críticas, Palmeiras solta nota oficial para defender departamento de marketing do clube

O Palmeiras soltou uma nota oficial, na tarde desta terça-feira (9), rebatendo as críticas direcionadas ao seu departamento de marketing, que não conta com profissional remunerado, apenas diretor estatutário (sem vínculo empregatício com o clube).

Leila Pereira, que assumiu a presidência do Palmeiras no final de 2021, demitiu o antigo profissional de marketing do clube, Roberto Trinas, e não contratou ninguém para o setor. A função hoje é exercida por Everaldo Coelho, sem formação em marketing.

Em sua defesa, o Palmeiras ressaltou que Coelho é “ex-executivo de instituição financeira com ampla bagagem em gestão – graduado em Administração, ele tem pós-graduação em Gestão Empresarial pela FGV e mestrado em Educação e Administração com ênfase em Marketing e Comunicação”.

Abaixo do diretor estatutário está o superintendente Eduardo Silva, que também não tem formação em marketing. Segundo o clube, o profissional é “graduado (bacharelado e licenciatura) em Educação Física, tem pós-graduação pela FGF e 25 anos de experiência no marketing esportivo”.

Conquistas

Para defender o trabalho do departamento de marketing, o Palmeiras destacou algumas conquistas desse período. Segundo o clube, desde o início da gestão de Leila Pereira, o Palmeiras já conseguiu, entre contratos fixos e pontuais, a arrecadação de R$ 54 milhões em novas receitas. O contrato com a Betfair, por exemplo, anunciado em maio, seria o maior do futebol feminino no país (o clube não divulgou o valor).

Outra conquista da gestão do departamento seria a entrada de mais 40 mil sócios-torcedores no programa Avanti, que atualmente conta com 81 mil associados. Segundo o clube, é a melhor marca desde 2017. Já as vendas da Palmeiras Store, de acordo com o Palmeiras, tiveram crescimento de 102% desde dezembro (mês em que Leila Pereira assumiu o clube).

Puma x Palmeiras

As críticas começaram após uma matéria do UOL dizendo que a relação entre Puma e Palmeiras não é das melhores, com reclamações do clube em relação ao fornecimento de material esportivo. O time paulista teria, inclusive, procurado a Adidas como uma alternativa em caso de rescisão de contrato com a atual fornecedora.

O contrato com a Puma teve início em 2019. A última renovação ocorreu em junho de 2021. Portanto, antes de Leila Pereira assumir à presidência do Palmeiras. O compromisso vai até 2024.

Para tentar mostrar que o clima com a Puma estaria bom, o Palmeiras divulgou um vídeo nas redes sociais no último sábado (6), encenando os bastidores do desenho de uma nova camisa, não revelada. No texto, o clube destaca: “Enquanto alguns acham que sabem tudo sobre a nossa história, a gente tá bolando um plano!”.

Nota oficial

Leia abaixo a nota oficial divulgada pelo Palmeiras:

Diante das notícias infundadas e maldosas que têm circulado nos últimos dias em blogs e redes sociais, a Sociedade Esportiva Palmeiras vem a público valorizar o trabalho de excelência realizado pelo Marketing do clube e divulgar algumas das muitas conquistas obtidas pela área em apenas oito meses.

O departamento é capitaneado por Everaldo Coelho, ex-executivo de instituição financeira com ampla bagagem em gestão – graduado em Administração, ele tem pós-graduação em Gestão Empresarial pela FGV e mestrado em Educação e Administração com ênfase em Marketing e Comunicação. Já o superintendente Eduardo Silva, graduado (bacharelado e licenciatura) em Educação Física, tem pós-graduação pela FGF e 25 anos de experiência no marketing esportivo.

– Desde o início da gestão da presidente Leila Pereira, o Departamento de Marketing obteve, entre acordo fixos e pontuais, cerca de R$ 54 milhões em novas receitas. O contrato de patrocínio com a Betfair, inclusive, é o maior entre todos os times de futebol feminino do Brasil.

– De 15 de dezembro até agora, o programa Avanti adquiriu 40 mil sócios-torcedores – atualmente são mais de 81 mil, a melhor marca desde junho de 2017.

– As vendas on-line realizadas pela Palmeiras Store, loja oficial do clube, cresceram 102% desde dezembro. Já os ganhos com licenciamento aumentaram em 63% – foram 23 novos contratos de licenciamento e varejo fechados até julho.

– O número de unidades da Academia de Futebol Palmeiras, escola de futebol oficial do clube, aumentou 57% em relação a 2021 – o faturamento com o projeto dobrou nesse período.

– Em parceria com a PUMA, o Palmeiras desenvolveu uma camisa exclusiva para os sócios Avanti, a ser lançada em setembro. Clube e empresa já estão trabalhando na coleção 2023.

– As redes sociais foram reformuladas e vão gerar cerca de R$ 1,2 milhão ao Verdão em 2022. No YouTube, a TV Palmeiras/FAM fechou o primeiro semestre como líder em engajamento nas Américas, com 57,5 milhões de visualizações – somadas as cinco principais redes sociais (Youtube, TikTok, Facebook, Twitter e Instagram), o Palmeiras é o terceiro clube de futebol em engajamento nas Américas em 2022.

– Com uma nova operadora de turismo, o Marketing conseguiu quase R$ 3 milhões de lucro com a venda de pacotes de viagem para o Mundial de Clubes da Fifa, nos Emirados Árabes.

– O clube retomou o Setor Família, proporcionando a entrada gratuita de crianças de até 5 anos nos jogos do Alviverde no Allianz Parque.

– O Palmeiras investiu em entretenimento e revolucionou o pré-jogo no Allianz Parque, com a presença de convidados especiais, que anunciam a escalação da equipe, e ações marcantes, como o Chá de Revelação com o goleiro Weverton e sua esposa, além da entrada dos nossos jogadores em campo com cães disponíveis para adoção.

– O Marketing ampliou o leque de benefícios concedidos aos sócios Avanti, proporcionando visitas gratuitas à Sala de Troféus e experiências exclusivas, como um jantar de Dia dos Namorados na Academia de Futebol e o resgate de ingressos de cinema para o filme DC Liga dos Superpets.

– O departamento tem trabalhado para anunciar outras novidades, como o lançamento do NFT (ativo digital) e do e-Sport como modalidade do clube social, entre outras.

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