Após fiasco da seleção na Copa Feminina, Brasil Ladies Cup anuncia torneio Sub-20

Brasil Ladies Cup anuncia novo torneio de futebol feminino sub-20

Flamengo venceu a edição de 2022 do Brasil Ladies Cup - Rodrigo Corsi / Agência Paulistão

A organização do Brasil Ladies Cup, torneio de futebol feminino promovido pela Confederação Brasileira de Soccer Society (CBSS), anunciou, nesta terça-feira (8), a criação de uma competição Sub-20. O evento será realizado de 23 a 31 de outubro e contará com 27 jogos transmitidos pelo BandSports.

A primeira fase do Brasil Ladies Cup Sub-20 ocorrerá nas cidades de Águas de Lindóia, Lindóia, Amparo e Itapira, todas no interior de São Paulo. As etapas finais serão mantidas no interior, em cidade a ser anunciada. 

O torneio contará com 16 equipes divididas em quatro grupos, em que apenas os líderes de cada chave avançarão para as semifinais. Os jogos eliminatórios serão realizados em partidas únicas.

Para realizar o evento, a CBSS captará recursos de um edital de fomento da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. 

Participantes

A lista oficial de participantes ainda não foi divulgada. Entretanto, alguns clubes foram convidados e, segundo a organização, estão em “fase final de negociação”.

São eles: América-MG, Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Criciúma, Ferroviária, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Internacional, Minas-DF, Realidade Jovem, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo.

“Nos últimos anos, vimos o fortalecimento do calendário profissional do futebol feminino, mas ainda há uma lacuna nas categorias de base. A Brasil Ladies Cup Sub-20 visa preencher essa lacuna e se estabelecer como referência da modalidade no país”, disse Humberto Tadeu Silva, presidente da CBSS. 

Renovação

O anúncio do torneio ocorre seis dias após o Brasil ser eliminado de forma precoce, ainda na fase de grupos da Copa do Mundo Feminina da Fifa, após empatar em 0 a 0 com a Jamaica. A seleção brasileira feminina não era eliminada nesta fase do torneio desde 1995. Uma das razões apontadas para o fracasso é a dificuldade de substituir a geração de Marta, Cristiane e Formiga, que não devem atuar mais pela equipe nacional.

Uma das saídas para a seleção feminina é a renovação do elenco, a começar por um projeto de fomento das categorias de base. Este foi um dos pontos apresentados no último Máquina Explica, que discutiu os reais motivos da seleção ter fracassado no Mundial. 

Sair da versão mobile