Após o fim das investigações da polícia e de a Justiça determinar o desbloqueio de seus bens, a Blaze voltou a se pronunciar oficialmente. No primeiro pronunciamento da empresa de apostas desde a liberação de montante superior a R$ 100 milhões, que haviam sido bloqueados através de medida cautelar, a empresa ratificou seu interesse em participar do mercado brasileiro.
“Em relação à investigação da Polícia Federal, encerrada em junho, ficou comprovado que as acusações eram infundadas e que Blaze atua de forma totalmente legal no país”, afirmou Aroldo Soares, head jurídico da Blaze, em entrevista à Máquina do Esporte.
“O escrutínio das autoridades locais e da imprensa é importante numa altura em que o setor do jogo e das apostas está sendo regulamentado. Vemos isso como uma oportunidade para o Brasil. De certa forma, Blaze está se posicionando como pioneira”
Aroldo Soares, head jurídico da Blaze
A Blaze esteve envolvida em denúncias de que não estaria pagando clientes que haviam ganhado apostas que fizeram na plataforma, cuja sede fica em Curaçao, paraíso fiscal no Caribe. Por conta disso, a Justiça de São Paulo havia pedido o bloqueio dos bens da Blaze no Brasil.
Um grupo de influenciadores digitais, que eram parceiros da plataforma de apostas, também pediu para ter seus nomes desvinculados à marca. Felipe Neto, a atriz Mel Maia e a ex-BBB Larissa Santos foram alguns dos nomes que encerraram parceria com a Blaze.
Para Soares, porém, não houve nenhuma irregularidade na atuação da empresa no Brasil, o que seria comprovado pelo fim das investigações.
“Como empresa global que opera em mercados regulamentados e maduros, adotamos procedimentos, protocolos e regras internas rigorosos para garantir que cumprimos os mais altos padrões de qualidade e conformidade global”, diz o head jurídico da Blaze.
“O que acontece, portanto, é que em países que ainda não estão regulamentados, como o Brasil, temos muita força e tranquilidade para nos ajustarmos às imposições regulatórias para podermos operar, porque de fato já estamos muito avançados”, acrescenta.
Regulamentação
Por conta disso, a Blaze já mostrou intenção de se tornar uma das empresas regulamentadas para atuar no mercado brasileiro. A regulamentação das apostas foi assinada pelo presidente Lula no final de 2023. Regras específicas de atuação vêm sendo estabelecidas através de portarias editadas pelo Ministério da Fazenda.
“A regulamentação do setor de apostas é um passo necessário à medida que o mercado amadurece e cresce no Brasil – como tem acontecido. Estamos prontos para cooperar na regulamentação do setor e para tornar o jogo responsável o padrão do mercado”, diz o executivo.
“A Blaze está cumprindo todas as exigências e prazos da Secretaria de Prêmios e Apostas Esportivas [órgão do Ministério da Fazenda] para obter a licença local. Atuamos no Brasil desde 2019, sempre em conformidade com os órgãos reguladores e a legislação. A obtenção do CNPJ foi um dos requisitos que prontamente cumprimos assim que foi estabelecido”, acrescenta.
O Brasil é visto como um mercado promissor pela maioria das plataformas de apostas, que acreditam que o país se tornará o segundo principal país, abaixo apenas do Reino Unido. Por isso, no momento, as empresas correm contra o tempo para que possam começar a atuar legalmente a partir de 1º de janeiro.
“O mercado de apostas vem crescendo exponencialmente no Brasil e queremos ajudar o país a atingir o maior potencial do mercado com investimentos em inovação e entretenimento, oferecendo uma experiência de usuário robusta e de alta tecnologia”, afirma Soares.
Santos
No Brasil, além de ações com influenciadores digitais, a Blaze já investiu pesado em marketing esportivo. O grupo foi patrocinador máster do Botafogo em 2023, quando quase viu o Glorioso conquistar o título do Brasileirão.
Substituído pela Parimatch na camisa do Alvinegro, a empresa buscou mais dois contratos, com Santos, atualmente na Série B do Campeonato Brasileiro, e Atlético-GO, que neste ano subiu para a primeira divisão.
“O Brasil é um país continental com um grande número de pessoas e uma paixão incomparável pelo esporte. Acreditamos fortemente no potencial deste mercado e os contratos com Atlético-GO e Santos são pilares importantes da estratégia da Blaze para o país nos próximos anos”, afirma o head jurídico da empresa.
Para ele, nem o fato de o Santos viver uma situação inédita de disputar a segunda divisão pela primeira vez na história enfraquece a força da marca que tem como principal trunfo ter sido o clube em que mais tempo atuou o Rei Pelé.
“Escolhemos nossos parceiros porque são grandes marcas que, assim como o Blaze, se conectam com milhões de torcedores, e o fato do Santos estar na Série B não prejudica esse potencial”, acredita Soares.
“É por isso que anunciamos recentemente um aumento no valor dos patrocínios para o clube. O Santos é um dos clubes mais importantes do futebol mundial e queremos fortalecer ainda mais a ligação do time com a marca Blaze”, completa o executivo.
Neymar
Para obter ampla publicidade com o público, a empresa também direciona verba de marketing para vários ativos esportivos. Além de Santos e Atlético-GO, a Blaze também conta como embaixadores com o atacante Neymar (Al Hilal), o meia Gérson (Flamengo) e o lutador Deivesson Figueiredo (UFC).
“Também trabalhamos de forma consistente com influenciadores para o mercado local. Na Copa América, por exemplo, montamos um elenco de mais de 100 criadores de conteúdo para compartilhar palpites e outras oportunidades de apostas no torneio”, conta o executivo.
“Acreditamos em um amplo plano de marketing, com ações que ajudem a posicionar a empresa e a reforçar a narrativa da marca para o público brasileiro”, acrescenta.
Por enquanto, a empresa não tem planos para novos investimentos em marketing. Mas Soares deixa claro que isso pode mudar rapidam,ente, resultado de um mercado com alto potencial de crescimento e concorrência acirrada como é o brasileiro.
“Estamos sempre em busca de oportunidades para fortalecer a conexão entre a Blaze e os consumidores brasileiros. Como marca referência em apostas esportivas e jogos on-line, entendemos que o mercado local é rico e cheio de possibilidades”, pondera Soares.
“Estamos sempre dispostos a realizar investimentos que contribuam para o posicionamento e construção da marca da empresa”, completa.