Após anunciar patrocínio ao Fortaleza no início do mês, a Novibet estuda mais investimentos em marketing esportivo no Brasil. Segundo George Athanasopoulos, CEO da empresa, o país é o mercado mais promissor da América Latina e estará no centro dos investimentos da plataforma de apostas.
“Chegamos à América em outubro do ano passado, com nosso lançamento no México, e, hoje, já temos presença também no Chile e Equador, mas o Brasil é nosso mercado mais importante da região”, contou Athanasopoulos, em entrevista à Máquina do Esporte.
“Estamos entusiasmados em oferecer nossos produtos e serviços aos brasileiros. O mundo inteiro sabe como vocês são apaixonados por esporte, e estamos aqui para torná-lo ainda mais excitante”, completou o executivo.
Negociação
Ao decidir entrar no mercado brasileiro, a Novibet procurou um ativo esportivo que garantisse visibilidade à empresa. Ao decidir investir em futebol, a plataforma viu no Fortaleza uma ótima opção. O Leão do Pici, que neste ano disputa Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana (foi eliminado na pré-Libertadores), garantirá boa exposição de marca.
O Fortaleza também era, junto do Cuiabá, os dois únicos times da Série A do Brasileirão sem patrocínio de uma empresa desse segmento. O time cearense havia rescindido no início do ano com a Betcris, que também retirou investimento no Ceará.
“As negociações foram rápidas, pois vimos uma grande aptidão com o clube. Compartilhamos os mesmos valores de inovação, excelência, integridade e retribuição às comunidades”
George Athanasopoulos, CEO da Novibet
De acordo com o executivo, a chegada ao Fortaleza aconteceu a partir de uma empresa de negócios esportivos que faz esse tipo de intermediação.
“O acordo é válido por dois anos e inclui, além da exposição da marca no uniforme em três posições diferentes [frente da camisa (máster), mangas e calção], entregas digitais da marca nas redes sociais do Leão, promoção na Arena Castelão nos jogos do Campeonato Brasileiro e outras ativações exclusivas”, detalhou.
O executivo grego afirmou que a escolha do Fortaleza foi estratégica para o objetivo de expansão da Novibet. Segundo ele, haverá mais novidades da empresa em breve.
“Começamos com o patrocínio do clube mais importante do Nordeste e, em breve, anunciaremos nossa presença em outras regiões e setores”, revelou o executivo.
“Estudamos as ofertas atualmente disponíveis para os clientes brasileiros e, enquanto o setor está se tornando mais competitivo, acreditamos que há espaço para oferecer maior qualidade de serviços e inovação de produtos aos clientes”, completou.
Regulamentação
O mercado brasileiro de apostas está bastante aquecido diante da perspectiva de finalmente ser regulamentado. O governo federal estuda editar uma medida provisória até o início de abril, estabelecendo as regras a serem seguidas pelas empresas do segmento.
O Ministério da Fazenda ainda está em dúvida sobre como será a tributação a ser adotada. A indecisão está em qual alíquota será baixa o suficiente para incentivar a entrada de empresas e promover o crescimento do setor, mas alta o bastante para garantir o funcionamento de um órgão regulador para as apostas.
A autarquia, a ser criada, cuidaria de jogo responsável, investigações sobre lavagem de dinheiro e manipulação de resultados, entre outros temas.
Incentivo
Para a Novibet, a perspectiva para que finalmente seja estabelecido o regramento do setor foi um grande incentivo para a chegada ao Brasil. Atualmente, a empresa possui licença de funcionamento na Irlanda, Itália, Malta, México e Grécia. A ideia é adquirir a licença para funcionar no Brasil, criando uma estrutura própria no país tão logo o Ministério da Fazenda estabeleça os valores e condições para atuar por aqui.
“Uma vez que haja um caminho para o licenciamento local, é claro que o cumpriremos. Já nos sentimos muito bem recebidos pelos brasileiros, e planejamos continuar fornecendo-lhes produtos e serviços de classe mundial”, contou Athanasopoulos.
“Temos um histórico impecável e operamos com nossa própria tecnologia, que é capaz de atender aos mais altos padrões de conformidade, proteção do jogador e especificações do jogo. Respeitamos os esforços do governo e reconhecemos sua autoridade”, acrescentou.
Para ele, ao estabelecer taxas justas, o governo federal estará dando condições para que as plataformas de apostas cheguem e se estabeleçam no Brasil.
“Estamos confiantes de que o entretenimento e a proteção do cliente, os investimentos estrangeiros diretos e as receitas do Estado não são metas mutuamente exclusivas. Saudamos a iniciativa de criar uma regulamentação local para nossos serviços remotos, pois a legislação é o caminho a seguir, e trabalharemos através dos nossos assessores para fornecer feedback com base na nossa experiência”, comentou.
Etapas
Após o patrocínio máster ao Fortaleza, a Novibet aguarda o posicionamento do governo federal para estabelecer seus próximos passos no Brasil.
“Estamos seguindo um plano de marketing que inclui investimentos em vários tipos de ativos diferentes. Dito isso, acreditamos no poder do nosso produto e tecnologia, e como isso é recebido pelos nossos clientes”, destacou Athanasopoulos.
“No final das contas, a melhor ferramenta de marketing é a experiência do cliente e a palavra de boca em boca que ele gera. Todos nós compartilhamos nossas experiências positivas com amigos, e é isso que nossos clientes tendem a fazer”, analisou.
Valores
Athanasopoulos, porém, não quis dar detalhes sobre o valor oferecido ao Fortaleza, que seria o maior da história do clube. Dependendo da fonte, o pagamento estimado foi de R$ 17,5 milhões a R$ 20 milhões por temporada.
“Os números oficiais são confidenciais e não foram divulgados. A Novibet vê o Fortaleza como uma grande potência, que tem modernizado e conquistado cada vez mais espaços importantes nas ligas nacionais e internacionais. Esperamos que, com nosso investimento, eles reforcem sua visão, tanto em campo quanto na sociedade”, finalizou.