Menos de uma semana após alterar seu perfil no Instagram, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu também adotar o nome @brasil em seu perfil no TikTok.
A rede chinesa de vídeos conta com 1 bilhão de usuários no mundo, em 2025, dos quais 98,6 milhões estão no Brasil.
É justamente de olho nesse público global que a CBF resolveu padronizar sua apresentação nas principais redes sociais.
De acordo com Fábio Seixas, diretor de comunicação da entidade, os nomes adotados anteriormente nas contas CBF dificultavam as buscas, especialmente aquelas feitas pelo público do exterior.
“A mudança é uma continuidade do movimento que iniciamos na semana passada, com o Instagram. O raciocínio é o mesmo: padronizar nossas arrobas nas principais redes e facilitar o acesso de torcedores do mundo todo aos conteúdos da CBF”, explica o diretor.
Procurado pela Máquina do Esporte, o presidente da CBF, Samir Xaud, que foi eleito e tomou posse no cargo em maio deste ano, afirmou que um dos objetivos de sua gestão é melhorar a forma como a instituição se comunica.
“Queremos aproximar a entidade do fã do futebol, não só no Brasil, mas em todo o planeta. Sabemos que a seleção brasileira é um ícone global, e essas mudanças são fundamentais para ampliar o alcance das nossas mensagens”, disse.
Estratégia de crescimento
Durante anos recentes, o Brasil esteve de fora do TikTok, por conta do acordo de patrocínio firmado com a plataforma concorrente Kwai, que também é sediada na China e baseia-se em vídeos curtos produzidos por usuários.
O contrato firmado com o Kwai em 2021, que foi válido durante a Copa do Mundo de 2022, impedia a CBF de possuir perfil no TikTok.
Conforme noticiou a Máquina do Esporte, essa parceria acabou criando entraves para a CBF, já que o TikTok possui uma base de usuários muito maior que a do Kwai, que conta com cerca de 60 milhões de contas ativas no país, neste ano.
Além disso, o TikTok é mais popular entre a Geração Z, que representa um dos principais alvos dos anunciantes.
Após o encerramento do contrato com o Kwai, em 2023, a CBF resolveu investir em seu perfil oficial no TikTok, que conta atualmente com 619,3 mil seguidores.
“O digital está no centro da nossa estratégia de comunicação. Se queremos nos conectar aos jovens, temos que falar a linguagem deles, buscar os formatos em que eles engajam, estar nas plataformas que eles consomem”, afirmou Samir, em entrevista recente.