O Vasco demitiu, na quinta-feira (3), Henrique Gutterres da função de diretor executivo de marketing do clube. O desligamento ocorreu após polêmica publicação do executivo em sua conta oficial no LinkedIn. A demissão foi noticiada pelo canal Expresso 1923 e confirmada pela Máquina do Esporte.
No post, Gutterres fazia uma prospecção ao mercado na tentativa de atrair patrocinadores e parceiros comerciais para o Vasco. O problema é que a mensagem possuía diversos erros, como grafar de maneira errada o nome do clube, erros de português e até um escudo fora do padrão da equipe.
A publicação foi apagada momentos depois, mas torcedores e canais que cobrem o Vasco já haviam printado o material e divulgado em diversas redes sociais.
“Com uma gestão dinâmica, profissional e aberta ao mercado, estamos semore [sic] em busca parcerias [sic] visando gerar valor e propósito”, escreveu o antigo diretor.
“Se a sua marca quer se aproximar de uma das torcidas mais engajadas e influentes do país, esse [sic] é o momento certo para conversar com o Vasco”, diz outro trecho.
“Vamos conversar, tenho certeza que [sic] temos souluções [sic] alinhadas com as necessidades da sua empresa”, finaliza Gutterres.
Outro trecho do texto, que irritou a torcida, foi escrever errado o nome do Cruzmaltino: “Além do futebol masculino e feminino, o Clube [sic] Vasco da Gama atua em 12 modalidades que vão de basquete ao esporte Paralímpico.” O nome oficial da equipe de São Januário é Club de Regatas Vasco da Gama.
Não bastasse isso, o material gráfico de divulgação utilizado na publicação, que parece ter sido gerado em alguma plataforma de inteligência artificial (IA), é ilustrado por um escudo fora dos padrões do Vasco.
Gutterres estava no clube desde novembro. Anteriormente, havia trabalhado no Grêmio entre 2023 e 2024. Antes do Grêmio, o profissional passou por empresas como Ipiranga (distribuidora de combustíveis e lubrificantes), onde ficou por mais de 15 anos, e a Head Disensa Brasil (especializada em materiais de construção). Ele também é professor desde 2014, ministrando aulas na Fundação Getulio Vargas (FGV).