Após racismo, onda de apoio a Vinícius Júnior gera mais de 4 milhões de interações nas redes

A onda de apoio ao atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid e da seleção brasileira, gerou mais de 4 milhões de interações nas redes sociais desde a sexta-feira (16), após o brasileiro ser alvo de comentários racistas durante o programa esportivo de maior audiência da TV espanhola.

A marca foi registrada entre a madrugada da sexta-feira (16) e o final da manhã do sábado (17), e leva em conta interações no Twitter, Facebook e Instagram. Os dados são da Vox Radar, software especializado em análise de redes sociais, e foram encomendados pela startup de comunicação corporativa o Pauteiro.

No Twitter, o pico de postagens sobre o assunto ocorreu por volta das 19h da sexta, quando Vini Jr. se pronunciou sobre o tema com um vídeo.

#BailaViniJr

A declaração racista do agente de jogadores Pedro Bravo começou a circular no Twitter no final da noite de quinta-feira (15). Logo no início da manhã de sexta-feira (16), a hashtag #BailaViniJr passou a liderar os trending topics da rede, sendo primeiro lugar entre 7h e 11h, e entre 15h e 19h. No sábado (17), foi líder em impacto no Twitter entre 4h e 11h. A soma de postagens e compartilhamentos da hashtag ultrapassou 467 mil, às 11h.

No jogo de domingo (18), o Real Madrid venceu o Atlético de Madrid por 2 a 1, no Civitas Metropolitano, e Vinícius Júnior, embora não tenha marcado, dançou junto ao amigo Rodrygo, outro brasileiro da equipe, após o atacante ex-Santos marcar o primeiro gol do clássico. Na entrada do estádio, a torcida do Atlético de Madrid entoou cânticos racistas contra o brasileiro.

Na última quinta-feira (15), Pedro Bravo, agente de jogadores, afirmou, durante o programa de TV “El Chiringuito”, que Vini Jr. deveria “deixar de fazer macaquice”. Pedro se referiu com termo racista às danças realizadas pelo atacante após os gols que marca pelo time espanhol.

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