Após sucesso na Copa do Mundo Masculina, TikTok mira engajamento no Mundial Feminino

Galvão Bueno transmitirá o restante da temporada 2023 e ainda a temporada 2024 da Stock Car - Divulgação / Play9

O TikTok comemorou números bastante relevantes de audiência e engajamento no Brasil durante a Copa do Mundo Masculina do Catar 2022. Para este ano, a rede social chinesa programa ações semelhantes para destacar a Copa do Mundo Feminina, que será disputada na Austrália e Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto.

“Nosso foco é potencializar nossos parceiros e criadores. A ideia é que a comunidade consiga contribuir para o esporte, e a Copa do Mundo Feminina possui muita relevância. Vai além do interesse entre as mulheres. Está ganhando o espaço que merece”, afirmou Aldo Arriaga, chefe de esportes e gaming do TikTok no Brasil, em entrevista à Máquina do Esporte durante o Sports Summit.

“Hoje, sabemos que nosso foco é potencializar essas conversas”, definiu o executivo mexicano.

Engajamento

Na Copa do Mundo Masculina, o TikTok obteve números bastante expressivos. Só com a parceria com a Cazé TV e a LiveMode foram 212 milhões de visualizações de vídeos.

Outra ação desenvolvida foi o acordo com Galvão Bueno para disponibilizar a voz do narrador, por meio de uma ferramenta de inteligência artificial, para que o usuário pudesse narrar seus vídeos. O acordo foi selado no início de 2022 com o staff de Galvão Bueno e, potencializado pelo anúncio de despedida do narrador, foi um sucesso.

“A ferramenta consistia em criar o vídeo e, se o usuário não se sentia à vontade de usar sua voz, podia utilizar a do Galvão Bueno”, explicou Arriaga.

“Houve 5 bilhões de visualizações de vídeos que utilizaram essa ferramenta com a voz do Galvão Bueno”

Aldo Arriaga, chefe de esportes e gaming do TikTok no Brasil

Público

A definição mais comum do usuário do TikTok no Brasil era ser uma mídia social de vídeos curtos com dancinhas coreografadas voltadas para a Geração Z. Atualmente, o aplicativo já conta com usuários das mais variadas idades.

“Temos uma distribuição muito alta em todas as faixas etárias. E, ao contrário do que as pessoas pensam, nosso público majoritário é adulto”, contou o executivo, cuja empresa não abre números de usuários no Brasil, nem como se dá essa distribuição por idade.

Arriaga ainda revelou que, por contar com ferramentas intuitivas e fáceis de utilizar, o TikTok atrai, hoje, inclusive um público mais idoso.

“Tem público idoso criando conteúdo. Às vezes, a gente pensa que não é tão fácil criar conteúdo. Acho que uma das principais faces do TikTok é permitir a criação de conteúdo mais facilmente do que em outras plataformas digitais. Facilita o povo de qualquer geração criar conteúdo”, analisou o executivo.

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