A Hyundai é a nova patrocinadora da Copa Libertadores. O acordo com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) foi fechado por três anos, ou seja, até o final de 2026, e marca o retorno de uma montadora automotiva ao principal torneio de clubes da América do Sul. A última havia sido a Ford, que teve a propriedade de 2020 a 2022.
O contrato engloba, além da competição principal, outros eventos anuais como a Libertadores Sub-20, a Libertadores de Futsal, a Libertadores de Futsal Feminino e a Libertadores de Futebol de Praia. Segundo a montadora sul-coreana, isso permitirá à marca “chegar a uma multidão de espectadores e promover intensamente os seus valores de sustentabilidade, diversidade e inclusão em toda a América Latina”.
O acordo ainda inclui a presença da marca em diferentes comunicações visuais dos jogos e a premiação de “Melhor Jogador da Partida”. Outras ações, tais como a Fan Zone da Hyundai e exposições e demonstrações exclusivas de veículos, serão anunciadas em breve.
“É um momento muito especial para a Hyundai no continente americano. Chegaremos aos fãs apaixonados por futebol de todos os países, desde o Caribe e América Central até a América do Sul, promovendo os valores, produtos e sonhos da nossa marca. Vamos conectar todos os nossos distribuidores na região, que poderão ativar a marca em nível local e criar sinergias que nenhuma outra competição poderia igualar”, celebrou Chris Lee, diretor de marketing da Hyundai para as Américas Central e do Sul.
“Estamos orgulhosos de contar com o apoio da Hyundai, uma marca de renome internacional na indústria automotiva que colocou o progresso humano no centro de sua visão estratégica. Esta colaboração representa não apenas uma parceria comercial, mas também um compromisso compartilhado para com o avanço e o bem-estar das comunidades por meio do esporte. O acordo com a Hyundai permite que os fãs de futebol contem com experiências enriquecedoras e emocionantes para se conectarem ainda mais com sua paixão pelo futebol sul-americano”, destacou Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.
História no futebol
De acordo com a Hyundai, o patrocínio segue a estratégia global da empresa de “ter o futebol como uma ferramenta de inclusão e união entre as pessoas, bem como uma plataforma poderosa para difundir valores importantes com foco na visão da marca de ‘Progresso para a Humanidade’ em toda a América Latina”.
A montadora sul-coreana possui acordo com a Fifa desde 1999 e já renovou até 2030. Mais recentemente, o foco foi direcionado para promover a visão e as mensagens da marca sobre sustentabilidade, inclusão e diversidade por meio da modalidade esportiva mais praticada e assistida em todo o planeta.
Na Copa do Mundo do Catar 2022, como parceira de sustentabilidade, a Hyundai lançou a campanha global “Gol do Século”, compartilhando a ideia da empresa de “unir a humanidade por meio do esporte e incentivar o apoio universal a um futuro sustentável”. No ano seguinte, como parceira da Copa do Mundo Feminina da Austrália e Nova Zelândia 2023, a empresa conectou a história das mulheres no esporte com uma homenagem a jogadoras notáveis.