Arena MRV aumenta lucro com bilheteria do Atlético-MG, mas não supera estádios de SP

Arena MRV foi inaugurada em abril de 2023 e tem capacidade para receber até 46 mil pessoas - Pedro Souza / Atlético-MG

Em 2024, o Atlético-MG iniciou sua primeira temporada com a Arena MRV. E, apesar de ver um aumento em suas receitas como mandante em comparação com 2023, ostenta uma média de lucro inferior ao que é obtido por times como Palmeiras e Corinthians, que também possuem arenas modernas.

Segundo dados fornecidos pelo Atlético-MG, o clube faturou R$ 7 milhões nas quatro primeiras partidas como mandante na temporada atual, todas pelo Campeonato Mineiro, com uma margem de lucro de 60%, que gerou uma renda líquida de R$ 4,2 milhões.

Os valores superaram por muito aqueles obtidos em 2023, em que, ainda segundo dados do Galo, a receita total foi de R$ 2,4 milhões, com 19% de margem de lucro. 

Vale lembrar, porém, que os três primeiros jogos da equipe naquele ano foram disputados na Arena Independência, estádio que pode receber 23 mil torcedores, metade da capacidade da Arena MRV. A quarta partida aconteceu no Mineirão, que tem capacidade para mais de 60 mil pessoas.

Ambos os estádios não pertencem ao Atlético-MG. Por isso, o clube ficava apenas com as receitas referentes à venda de ingressos, além de ter que pagar aluguel pelo espaço. Por outro lado, nos dados de 2024, com a Arena MRV, a renda total considera também os valores recebidos com alimentação, bebidas e estacionamento, que somam R$ 913 mil.

Considerando apenas o valor total obtido com bilheteria, o Atlético-MG acumulou R$ 6.085.670,43. A renda líquida foi de R$ 3.298.794,22, que representa uma margem de lucro de 54,2% e uma média de R$ 824.698,55 por jogo.

Allianz Parque

O Allianz Parque, estádio do Palmeiras, precisou passar por uma reforma devido ao mau estado de seu gramado sintético. Por isso, não recebe partidas desde o dia 28 de janeiro, quando o Verdão disputou seu segundo jogo como mandante na temporada.

Nas duas partidas em sua arena, o Palmeiras arrecadou R$ 3.849.877,39, com  uma margem de lucro aproximada de 60,9%, que gerou uma renda líquida de R$ 2.344.422,75,

O clube presidido por Leila Pereira recebeu de bilheteria, portanto, uma média de R$ 1.172.211,38 por jogo como mandante. Ou seja, o Palmeiras conseguiu um lucro mais de 42% superior ao Atlético-MG.

Neo Química Arena

O Corinthians, por sua vez, disputou todas as seis rodadas como mandante pelo Paulistão na Neo Química Arena. Apesar da má fase vivida dentro de campo, o Timão teve uma renda bruta de R$ 14.851.900,50 com a venda de ingressos.

A principal diferença da Neo Química Arena para os outros dois estádios em questão está na margem de lucro, que é de 48,5%. Com isso, os jogos como mandante do Corinthians geraram uma renda líquida de R$ 7.214.327,95, ou seja, uma média de R$ 1.202.387,99. Portanto, o lucro do Corinthians com sua arena é, em média, 45,8% superior ao do Galo.

*Estagiários da Máquina do Esporte, sob supervisão de Adalberto Leister Filho

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