A Toshiba anunciou, nesta segunda-feira (1º), o ex-lateral Cafu como embaixador da empresa para a Copa do Mundo do Catar. Capitão da seleção brasileira na conquista do pentacampeonato mundial em 2002, o ex-lateral será protagonista da campanha da marca japonesa para o Mundial, assinada pela agência Ampfy.
De acordo com a Toshiba, a campanha intitulada “Magia Toshiba” nasceu do insight de que, por meio do VAR (árbitro assistente de vídeo), as telas entram em campo para revolucionar o futebol. No filme, a marca, que detém a propriedade de “tela oficial” da competição, se apropria do gesto feito pelos árbitros para chamar o VAR que, para a empresa, já entrou para a cultura do esporte.
No vídeo, Cafu faz uma espécie de treinamento oriental no qual repete o movimento do VAR, como se estivesse tentando fazer um gesto mágico que, quando feito com perfeição com os dizeres TO-SHI-BA, faz uma tela Toshiba surgir no ar. Depois de conseguir o feito, o ex-jogador realiza a mágica na casa de amigos, substituindo uma TV com a imagem ruim por uma nova tela da marca japonesa.
“Estamos muito felizes em ver a união da Toshiba com um dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos. Estamos trabalhando em várias iniciativas, e esta associação com o Cafu é uma verdadeira declaração de intenções durante o período da Copa do Mundo”, disse André Poroger, vice-presidente de produtos da Multilaser, representante da Toshiba no Brasil.
“O Cafu traz valores muito importantes e é isso que esperamos de qualquer marca que se alie a ele. Além disso, ele ajuda a fazer do esporte um contexto de diversão, comprometimento e foco. Está no DNA do brasileiro, em meio à sua paixão pelo futebol, querer ver todos os campeonatos e seus jogadores favoritos através da tela”, acrescentou o executivo.
A campanha começará a ser veiculada neste mês em meios de comunicação on-line e off-line, com divulgação na TV, no YouTube e nas redes sociais
“A campanha tem como objetivo de comunicação se apropriar de forma criativa do universo do futebol para contar sobre o patrocínio e, desta forma, aumentar o reconhecimento de marca. Além disso, por consequência, aumentar as vendas neste ano, que é o principal ano para o setor de telas/TVs, visto que em ano de Copa a procura por novos televisores é ainda maior do que em qualquer outro ano, especialmente por telas maiores”, explicou Dogura Kozonoe, diretor executivo de criação da Ampfy.
Com o acordo fechado com a Toshiba, Cafu desponta ainda mais como um dos nomes mais procurados pelas marcas neste período que antecede o Mundial do Catar. O ex-jogador é embaixador oficial da própria competição, além de embaixador da UPL e protagonista da nova campanha publicitária da Havan. Nos últimos meses, o ex-jogador apresentou a taça da competição e ainda lançou um teaser de sua biografia oficial no país-sede da Copa.